Dois terços das redes 5G no mundo são da Huawei, diz executivo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei já garantiu 50 contratos de redes 5G fora da China. A informação foi garantida por Ryan Ding, diretor executivo da Huawei. Estes números fazem com que “atualmente, dois terços das redes de 5G no mundo sejam da Huawei”.

A empresa chinesa foi banida dos Estados Unidos, mas não deixa de ser o maior fornecedor das redes de última geração na Europa, Ásia e Médio Oriente. A Huawei tinha anunciado na Mobile World Congress, em fevereiro, que tinha 30 contratos assinados. A subida é agora de quase 50 por cento.

Ryan Ding acredita que a Huawei “está no caminho certo”, e que a empresa deve continuar com a aposta nas suas tecnologias “desde os processadores, aos módulos e ao sistema operativo”.

Espanha e Reino Unido apresentaram as suas redes comerciais 5G em parceria com a Huawei

Pese embora a pressão feita pelo governo de Trump para barrar as redes 5G da Huawei junto dos aliados, tal não tem surtido efeito. Recentemente vimos países como a Espanha ou Reino Unido a ignorarem essa pressão, e a apresentarem as suas primeiras redes comerciais 5G com tecnologia da Huawei.

O último país a lançar uma rede comercial 5G da Huawei foi a Arábia Saudita. Segundo Ding, a vantagem da empresa está em oferecer o “pacote completo” no que toca a esta tecnologia.

Nokia e Ericsson são as rivais da Huawei no 5G

A empresa luta com empresas como a Nokia e a Ericsson na tecnologia 5G. No início deste mês, a Nokia estava à frente na corrida, arrecadando 32 contratos, contra os (na altura), 40 da Huawei e 19 da Ericsson.

A Huawei continua a conseguir bastantes contratos no 5G, mesmo com o banimento feito por parte da administração de Donald Trump. Em maio, o presidente dos Estados Unidos baniu a empresa por suspeitas de espionagem, e proibiu as empresas americanas de negociarem com a Huawei.

Editores 4gnews recomendam:

  • Estados Unidos podem gastar mais de mil milhões de euros para se verem livres da Huawei
  • Huawei Mate X chega em setembro com Android, diz executivo da marca
  • Huawei garante atualizações para todos os seus produtos
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.