DIGI recebe mais uma boa notícia antes da chegada a Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A DIGI está mais perto de conseguir efetivar compra da Nowo em Portugal. Desta vez foi a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) a dar parecer positivo à compra.

Em comunicado assinado pelo Conselho Regulador da ERC revela-se que foi aprovada “em reunião de dia 18 de setembro, um parecer de não oposição à operação de concentração que consiste na aquisição do controlo exclusivo da Cabonitel, S.A., pela DIGI Portugal, Lda”.

ERC dá parecer positivo à compra da Nowo pela DIGI

Dá-se assim mais um passo para a expansão da DIGI no nosso país, já que a ERC considera que a “operação de concentração projetada não coloca em causa os valores da liberdade de expressão, do pluralismo e da diversidade de opiniões, a par da livre difusão de, e acesso a, conteúdos”.

Recorde-se que a DIGI pretende fazer uma aquisição indireta de 100% do capital social e dos direitos de voto da Nowo Communications, S.A. A Nowo que fornece, em Portugal, serviços de telecomunicações.

Embora com uma quota de mercado diminuta face às gigantes Vodafone, NOS e MEO, a Nowo tem em Portugal todo o tipo de serviços. Nestes incluem-se voz fixa, telecomunicações móveis, acesso a Internet de banda larga para clientes residenciais, serviços de televisão por subscrição e pacotes de telecomunicações para clientes residenciais.

AdC travou compra da Nowo pela Vodafone no passado

A ERC informa também que este parecer chega após um pedido da Autoridade da Concorrência, ao abrigo do n.º1 do artigo 55.º do Regime Jurídico da Concorrência. A AdC já havia no passado travado a compra da Nowo pela Vodafone, por considerar que a mesma iria reforçar o poder de mercado das operadoras já cimentadas e dificultaria a entrada de novos ‘players’ como a DIGI.

Recorde-se que a Digi pretende começar a disponibilizar os seus serviços até ao final de novembro, já que este é o prazo registado nos termos da licença adquirida pela operadora no leilão do 5G em 2021. Questões como o Roaming, os direitos televisivos e licença e a rede no metro ainda são barreiras para a operadora romena resolver até lá.

Queres saber mais sobre a DIGI?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.