Telegram já permite importar grupos do WhatsApp

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Telegram aproveita o êxodo do WhatsApp para atrair novos utilizadores para a sua plataforma de mensagens e comunicações instantâneas. Para tal, implementa várias funções que não só melhoram o seu serviço, mas também facilitam a transição do utilizador.

A mais recente atualização da Telegram inclui uma ferramenta deveras conveniente, a opção e importar conversas de grupo, os grupos do WhatsApp diretamente para a Telegram. É a mais recente investida contra a plataforma do grupo Facebook.

A Telegram tem novas novidades que facilitam a transição do WhatsApp

As novidades estão da Telegram chegam em primeiro lugar à versão iOS a que a equipa da publicação WABetaInfo já teve acesso, dando a conhecer o que está a caminho deste serviço. Acima, temos um excerto do changelog com as principais mudanças.

Desse modo, tal como recentemente a Signal implementou funções do WhatsApp no seu serviço, também a Telegram adota algumas medidas similares à da plataforma dominante. A atualização está não tardará em chegar a todos os utilizadores.

De acordo com a publicação supracitada, as melhorias chegam de forma silenciosa à aplicação, devendo chegar à maioria dos dispositivos móveis no decurso dos próximos dias. No seu interior temos, por exemplo, a ferramenta de importação de grupos.

Será possível importar grupos do WhatsApp para a Telegram

A Telegram sabe que os utilizadores valorizam o seu histórico de mensagens no WhatsApp, com todos os conteúdos partilhados nos respetivos grupos. Por isso, com a atualização é implementada uma ferramenta de migração que possibilita a transição.

Para migrar um grupo do WhatsApp, o utilizador tem simplesmente que aceder às opções / ações dentro do chat, a partir do grupo em questão. Aí encontrará uma nova opção de partilha em iOS - e futuramente em Android - que já apresenta a opção "Telegram".

Após selecionar a nova opção de partilha, bastará escolher para onde queremos importar as conversas. O utilizador pode escolher o seu próprio chat (mensagens guardadas), ou um novo grupo, ou qualquer canal do serviço Telegram.

Assim que o processo estiver completo, as mensagens do WhatsApp serão apresentadas no destino selecionado pelo utilizador. Isto é, todo o conteúdo de um grupo de WhatsApp (incluindo os ficheiros multimédia se assim quiserem), serão apresentados.

Trata-se de uma migração completa das mensagens de grupo para um novo canal de Telegram, ou qualquer canal existente nessa plataforma. Note-se que as mensagens importadas do WhatsApp serão marcadas como "Importadas".

Anteriormente neste serviço as mensagens importadas eram marcadas como "Reencaminhadas".

A função já está disponível para iOS (iPhone)

Realçamos ainda que, apesar de a Telegram as marcar como Importadas, nada garante que estas mensagens sejam verdadeiras, estando também suscetíveis a modificações durante o processo de transferência, abrindo aqui uma possível brecha de segurança.

De qualquer modo, esta nova ferramenta é um claro convite aos utilizadores do WhatsApp. É agora mais fácil migrar para a Telegram e levar todos os nossos grupos e conversas. Resta, portanto, saber como é que a plataforma dominante irá reagir.

As funções já estão disponíveis para utilizadores de iPhone (iOS) a partir de hoje, com a atualização disponível na App Store. Os utilizadores de Android serão os próximos a receber estas novidades.

Editores 4gnews recomendam:

  • Spotify ameaça Amazon com Audiobooks narrados por estrelas
  • Ver Instagram Stories no computador ficou finalmente divertido
  • WhatsApp apagará a tua conta nestes casos. Vê o que não deves fazer!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.