Como desinstalar um programa no PC sem deixar rasto?

Fábio Machado
Fábio Machado
Tempo de leitura: 3 min.
PC como desinstalar programa
Vamos aprender a desinstalar e apagar o rasto no PC

Desisntalar um programa no PC nem sempre é uma tarefa isenta de riscos. Mais ainda, por vezes ficam muitas informações desnecessárias a ocupar espaço precioso no teu computador. A pensar nisso mesmo testamos várias aplicações, vários programas ideais para o efeito. Hoje apresentamos-te um destes programas. Fácil, eficaz e expedito. Vem daí!

Vê ainda: Mulheres na tecnologia – porque é que não somos mais neste mundo?

Quando pensamos em desinstalar um programa do nosso computador ou PC pensamos sempre que será necessário utilizar ou recorrer ao Painel de Controlo (no caso do Windows) e simplesmente ao desinstalar um programa ele vai desaparecer por completo. No caso do sistema operativo Mac a tarefa é tão mais fácil, basta para tal arrastar a App para a lixeira, e está feito! Hoje estamos cá para ajudar todos os utilizadores de PC Windows, vamos lá!

Como desinstalar um programa do PC sem deixar rastos?

De uma forma muito resumida, quando se instala um programa ele cria a sua pasta na raiz do disco local C:. Todavia, são criados mais ficheiros no Regedit. Este é o painel de edição de registos neste caso do Windows. Estes ficheiros não são apagados ao desinstalares simplesmente o programa, a menos que uses um programa como este.

Cumpre ainda salientar que o Regedit é onde estão alocadas “as permissões e proibições” digamos assim, entre outras configurações que fazem com que o teu sistema operativo funcione e interaja com o hardware. Isto de uma forma extremamente sucinta, apenas uma noção básica e geral.

NOTA: se não tens experiência em trabalhar no Regedit, não o faças. Uma má configuração e o teu PC pode simplesmente não voltar a funcionar correctamente. Estuda primeiro a fundo tudo o que há para saber sobre este Painel.

Em seguida vamos mostrar-te qual o programa que podes utilizar para resolveres este problema. Este é um dos programas que testei e, por isso mesmo, posso atestar o seu funcionamento.

O programa para PC - Revo Unistaller Pro

O Revo é um programa para PC parcialmente gratuito que funciona, na minha opinião, bastante bem para o efeito a que se propõe.

Em primeiro lugar vais aceder ao site oficial. Hp8RUbx.pngDe seguida vais instalar o programa se for o caso e de seguida vamos inicia-lo. Este será o painel principal de trabalho. Basta escolheres o programa que queres desinstalar. 8JugIPt.pngNo meu caso vou desinstalar o OBS Studio para exemplificar. Fazes duplo click no programa que queres desinstalar. Eis como desinstalar sem rasto.

ItGHUX7.pngSerá iniciada uma cópia de segurança pelo próprio Revo, e de seguida vai executar uma desinstalação do programa como se fosse pelo Painel de Controlo.

Executas a desinstalação até ao fim. qthzOvk.pngDe seguida vais colocar um visto na opção “Avançado” e clicas em “Pesquisar”. Vais aguardar até ao processo terminar.

R0yXbY0.pngEm seguida irá aparecer uma janela com o aspeto do Regedit e vais selecionar todos os vistos que existirem e clicas em “Seguinte”. 9wPipfb.pngVai aparecer uma mensagem em que te vai alertar para o facto de estares a apagar todos os registos do programa no teu PC, aquilo que tens de fazer é clicar em “Sim”.

CxMaByt.pngDe seguida vai indicar-te vestígios desse programa nas pastas espalhadas na raiz do teu disco. Vais selecionar tudo, e clicar em “Apagar” e terminamos a operação de eliminação dos rastos no teu PC após desinstalar. Espero que agora já se torne mais fácil saber e explicar o como desinstalar sem rasto num PC.

2QojNPB.pngDesta forma todos os registos e vestígios dos variados programas desaparecem do teu PC e é como se nunca lá estivessem estado. Mais uma vez espero ter ajudado. Já sabes, se tiveres dúvidas a 4gnews ajuda-te ?

Outros assuntos relevantes:

Apple iPhone 8 é revelado em imagem que traz à memória os iPhones 4 e 4S

Já chegaram os LG Q6 – Eis as novidades do LG G6 “Lite”

OnePlus 5 lidera o TOP 10 dos smartphones mais poderosos do AnTuTu