Já chegaram os LG Q6 - Eis as novidades do LG G6 "Lite"

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A construtora sul-coreana acabou de anunciar a chegada dos novo LG Q6. Esta gama inclui três novos smartphones Android com algum do ADN do topo de gama LG G6 para o mercado de gama média e gama de entrada. As novidades foram anunciadas há escassos momentos e cumpre agora analisar o que foi apresentado. A grande premissa da gama LG Q6 será trazer as melhores características do LG G6 para o competitivo mercado de gama baixa e gama média.

Vê ainda: Mulheres na tecnologia - porque é que não somos mais neste mundo?

Esta é a nova gama de smartphones da construtora sul-coreana. Os topos de gama LG G6 recebem agora a companhia dos gama média e gama de entrada, os "Q". São três smartphones que partilham praticamente todas as características entre si, com a excepção da memória RAM e do armazenamento interno. O que motivou a sua criação? Poderão eles diluir a linha LG G6?

Estes são os "LG G6 Lite" - LG Q6, LG Q6+ e LG Q6α

Smartphones de gama média com algumas das características mais inovadoras e importantes do topo de gama LG G6. O preço será mais apelativo (final do artigo) e primarão pelo ecrã ou tela com margens / bezels muito reduzidos.

São três os novos smartphones e a única diferença entre eles, para além do preço é a sua configuração de memória RAM e armazenamento interno. Ao passo que o "mais recheado" Q6+ chegará ao mercado equipado com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno, o modelo intermédio oferece 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. Por último, o mais barato deste trio será o Q6α e contará com 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno.

Este anúncio chega após vários leaks e fugas de informação nas últimas semanas. Foi durante esta madrugada que a marca sul-coreana resolveu apresentar as suas novas apostas para o mercado de gama média. Temos aqui os novos Q's que oferecem algumas características premium a um preço mais agradável. Serão inteiramente construídos em metal, alumínio da série-7000 e sem uma "corcunda" na câmara fotográfica. Em suma, um design mais limpo e sem pontas soltas.

Snapdragon 435 é o "motor" dos 3 LG Q6

Contudo, o seu ponto central será mesmo o ecrã FullVision com formato 18:9 de 5.5 polegadas e resolução 1080p Full-HD em todos os três "LG G6 Lite". Todos eles utilizarão o processador de gama média-baixa da Qualcomm, o Snapdragon 435 com 8 núcleos de processamento e a gráfica Adreno 505 GPU.

Idênticos ainda nas câmaras fotográficas utilizadas, todos eles possuem um sensor de 13MP na sua traseira e uma câmara de 5MP no seu painel frontal com lente grande angular de 100º. Já o sistema operativo será o Android 7.1.1 Nougat em todos eles com a LG UX 6.0 por cima. Contarão ainda com uma bateria de 3000mAh para manter tudo a funcionar.

Principais especificações técnicas dos LG Q6

  • Processador: QualcommSnapdragon 435
  • Ecrã / Tela: 5.5 polegadas, formato 18:9
  • Resolução Full-HD+ FullVision Display - 442ppi
  • Memória: Q6+: 4GB RAM e 64GB armazenamento Q6: 3GB RAM e 32GB armazenamento Q6α: 2GB RAM e 16GB armazenamento
  • Câmara principal: 13MP
  • Câmara frontal: 5MP grande angular
  • Bateria: 3,000mAh
  • Sistema operativo: Android 7.1.1 Nougat
  • Tamanho: 142.5 x 69.3 x 8.1mm
  • Peso: 149g
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b, g, n / Bluetooth 4.2 / NFC / USB Type-B 2.0
  • Cores: Q6+: Astro Black / Ice Platinum / Marine Blue Q6: Astro Black / Ice Platinum / Mystic White / Terra Gold Q6α: Astro Black / Ice Platinum / Terra Gold
  • Extras: Reconhecimento Facial / Google Assistant / Radio FM

Os smartphones de gama média são extremamente populares apesar de não serem tão cobiçados como os flagships ou topos de gama. Contudo, o seu sucesso é ditado pela relação qualidade-preço e nem tanto pelas características técnicas em si. Posto isto, o sucesso dos novos equipamentos dependerá muito do seu preço final assim que chegarem às lojas no final deste Verão.

Os novos smartphones da construtora sul-coreana chegarão aos mercados asiáticos durante o mês de agosto. Posteriormente, no final do Verão deverão começar a chegar à Europa e às Américas. O seu preço ainda não foi divulgado oficialmente mas, olhando para as suas características rapidamente chegamos à conclusão de que o Q6+ será o mais caro, ao passo que o Q6α será o mais económico destes três novos "LG G6 Lite".

Preço dos LG Q6

Apesar de ainda não serem informações oficiais, de acordo com o blog TheAndroidSoul, o preço do LG G6 e Q6+ à data de chegada ao mercado será de 418,000 won e 499,000 won respectivamente. Convertendo este valor para dólares temos $363 dólares e $433 dólares. Infelizmente não temos qualquer informação relativa ao preço do equipamento mais barato e modesto, o LG Q6α.

Por último não se esqueçam de que estes preços podem muito bem sofrer um aumento para os mercados europeus. A estimativa de preços deverá rondar os $380 dólares e os $450 dólares para os nossos mercados. Estes três "LG G6 Lite" deverão começar a chegar a partir de setembro.

Qual a tua opinião sobre os novos lançamentos da marca? Conseguirão estes smartphones de gama média suscitar o interesse e atenção dos consumidores?

Outros assuntos relevantes:

Sony Xperia XZ Premium posto à prova em teste de resistência

OnePlus 5 lidera o TOP 10 dos smartphones mais poderosos do AnTuTu

The Elder Scrolls: Legends – o novo jogo da Bethesda em breve no teu Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.