O WhatsApp continua a procurar aumentar a privacidade do serviço de mensagens diretas mais popular do mundo. A mais recente novidade de segurança quer colocá-lo a competir diretamente com o Telegram. Ainda em fase de testes, o WhatsApp acaba de lançar uma funcionalidade que promete mudar a forma como usamos a plataforma.
A mais recente atualização, versão 24.3.10.72, traz a opção de usar nomes de utilizador. Isto é algo que já acontece em rivais diretos como o Telegram. Na prática, elimina-se a necessidade de partilhar números de telefone.
WhatsApp mais perto do Telegram com os nomes de utilizador
Esta novidade responde diretamente às preocupações de privacidade dos seus utilizadores. Até agora, a partilha de números de telefone é um requisito na plataforma. Algo que coloca o WhatsApp em desvantagem em comparação com o Telegram.
Isto verifica-se especialmente em contextos como encontros online ou ao conhecer novas pessoas. Com a introdução de nomes de utilizador, o WhatsApp dá uma camada adicional de privacidade. Permite que os utilizadores mantenham o seu número de telefone longe dos olhos de pessoas com quem não possuam assim tanta confiança.
O Telegram é uma app conhecida pelas suas fortes políticas de privacidade e comunicação segura. E o WhatsApp, enquanto referência, pretende com funcionalidades como esta transmitir também cada vez mais essa sensação aos utilizadores.
Esta atualização chega num momento crucial para o WhatsApp. A app da Meta quer manter a sua relevância num cenário de bastante concorrência. É bom notar que, por enquanto, esta é uma funcionalidade em fase de testes, que chegará a todos os utilizadores numa futura atualização da app.