Cuidado! TikTok possui vulnerabilidade que pode comprometer os dados dos utilizadores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A empresa de segurança Check Point Research divulgou um relatório no qual diz ter encontrado vulnerabilidade na aplicação TikTok. Este infortúnio aplica-se às aplicações para Android e iOS.

Os últimos tempos não têm sido os melhores para esta aplicação. Altas entidades dos EUA acreditam que a aplicação TikTok pode estar a ser usada para efeitos de espionagem chinesa, e este relatório não vem favorecer, em nada, a sua imagem.

Vulnerabilidades podem ser exploradas com uma simples SMS

A Check Point Research aponta que os hackers podem tirar partido das falhas de segurança descobertas na app através de uma mensagem falsa. Muitas das vezes, estes meliantes enviam mensagens que aparentam ser fidedignas, mas que, na verdade, contêm ligações que em nada têm que ver com o que é prometido.

Neste caso, são enviadas mensagens com ligações com a promessa de instalação da aplicação. Mas, na verdade, trata-se de uma ligação falsa que leva a que as contas dos utilizadores sejam comprometidas.

De acordo com o que a Check Point Research adianta, explorando estas vulnerabilidades é possível manipular e até apagar conteúdo da conta dos utilizadores. Ademais, é possível tornar vídeos privados em públicos e, na pior das hipóteses, recolher os emails das contas dos utilizadores.

Responsável pelo TikTok diz já ter corrigido o problema

Esta é a boa notícia originada por este relatório. A ByteDance já disponibilizou uma correção para todos os problemas reportados. Desde que tenhas a última versão da app instalada, não terás que te preocupar com a segurança dos teus dados e conteúdos.

Um representante da equipa de segurança da ByteDance afirma que a empresa está "...comprometida em proteger os dados dos utilizadores. Esperamos que esta resolução bem-sucedida incentive a colaboração futura com investigadores de segurança."

Recentemente, a Marinha norte-americana desaconselhou a utilização do TikTok nos smartphones dos seus membros por receios de espionagem. Entidades federais desse país estão também a averiguar se esta app representa uma ameaça real para a segurança nacional.

Em suma, os últimos tempos não têm sido fáceis para a ByteDance, levando mesmo a empresa a considerar vender a aplicação. Perante estas situações, podemos dizer que este relatório foi a pior coisa que podia ter acontecido para a TikTok.

Editores 4gnews recomendam:

  • Hisense demonstra smartphone revolucionário com autonomia "ilimitada"!
  • Xiaomi Amazfit Bip S é oficial: o campeão voltou (e vem reforçado)
  • 3 razões para comprar os Galaxy A51 e A71 da Samsung
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.