Cuidado! Facebook expõe números de telefone de 200 milhões de utilizadores

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Uma base de dados contendo números de telefone e outras informações de utilizadores de Facebook foi detetada num servidor inseguro. A descoberta foi feita pelo investigador britânico Elliott Murray que acredita que esta é a mesma base de dados exposta no início da semana, supostamente apagada pelo Facebook.

Esta base de dados é essencialmente uma réstia da função de pesquisar utilizadores pelo número de telefone na rede social. Murray afirma que são cerca de 400 milhões de ficheiros, contendo números e outros dados de 200 milhões de utilizadores.

Facebook afirma que "apagou tudo"

No início da semana, um porta-voz do Facebook fez algumas afirmações sobre o sucedido. Foi dito que "a base de dados é antiga e parece conter informação prévia à remoção da habilidade de encontrar pessoas pelo número de telefone".

O porta-voz ainda acrescentou que a base de dados tinha sido removida e que não havia quaisquer dados em risco. Por coincidência, conforme já mencionado, essa base de dados aparece novamente na internet, com os mesmos dados.

A base de dados pode ser antiga e conter dados não atualizados mas não deixa de ser uma brecha grave de segurança. Este é mais um caso para a enorme lista de falhas de privacidade da rede social mais utilizada do planeta.

Um dos números encontrados pertencia ao co-fundador do Facebook

Durante a sua investigação, Murray contactou alguns dos números encontrados na base de dados do Facebook. Ironicamente, um deles era um antigo número de Chris Hughes, co-fundador do Facebook e crítico pesado as políticas de Zuckerberg. A pessoa a quem pertence agora o número afirma que recebe várias chamadas erradas de pessoas a querer contactar Hughes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple finalmente responde às falhas de segurança descobertas pela Google
  • Huawei Mate 30 Pro e Mate X vão ser lançados sem serviços Google
  • Asus lança smartwatch concorrente ao Apple Watch com eletrocardiograma
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.