Há alguns dias, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) alertou sobre uma nova campanha de phishing focada na obtenção da Chave Móvel Digital (CMD). Agora, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) também emitiu um alerta sobre a utilização do portal Autenticação.Gov e da Chave Móvel Digital para fraudes através de SMS e chamadas telefónicas.
Segundo informações do órgão, os burlões estão a utilizar uma página falsa semelhante ao portal Autenticação.Gov para enganar os utilizadores.
Como reconhecer a fraude
De acordo com a AMA, o SMS fraudulento tenta convencer o utilizador a atualizar suas credenciais no portal Autenticação.Gov. A mensagem diz o seguinte:
"Houve uma atividade suspeita na sua conta. Por favor, atualize as suas credenciais imediatamente: https://autenticacao-gov.pt-ver.com."
O link redireciona a pessoa para uma página falsa com um design extremamente semelhante ao do portal Autenticação.Gov. Lá, o utilizador seria levado a fornecer outras informações pessoais. Este domínio já foi desativado, mas a AMA continua a alertar os cidadãos, uma vez que os burlões podem criar outra página. Se receberes um SMS como este, não clica no link. Bloqueia e denuncia o número.
No caso das chamadas telefónicas, o esquema fraudulento solicita dados da Chave Móvel Digital ou de identificação eletrónica. Caso recebas uma chamada assim, não fornece dados e desliga imediatamente. Bloqueia e denuncia o número.
A agência destaca que nenhum desses SMS e chamadas telefónicas tem origem na AMA ou em qualquer aplicação relacionada com o portal Autenticação.Gov. Há 2 dias, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) emitiu alerta similar, também apontando cuidados a serem tomados na situação.
O que fazer caso recebas um SMS ou chamada telefónica da fraude
Orientações da AMA
- Ignorar SMS e Chamadas: a AMA não envia SMS ou realiza chamadas telefónicas para solicitar dados pessoais ou bancários.
- Evita clicar em links: não clicar em links de SMS suspeitos, mesmo que pareçam legítimos.
- Acede ao Portal apenas pelo site oficial: acede ao portal Autenticação.Gov apenas pelo site oficial: https://www.autenticacao.gov.pt/
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Valida contacto telefónico: em caso de dúvidas sobre a veracidade de uma chamada telefónica, entra em contacto com a AMA através dos canais oficiais:
- Linha de Apoio:210 489 010 ou 300 003 990
- Email: https://www.autenticacao.gov.pt/contactos
Medidas de segurança adicionais
- Ativa o múltiplo fator de autenticação: ativa múltiplo fator de autenticação em tuas contas online para dificultar o acesso de burlões.
- Mantém o antivírus e firewall atualizados: mantém teu software antivírus e firewall atualizados para proteger teu dispositivo contra malwares.
- Monitoriza as contas bancárias: monitoriza as tuas contas bancárias regularmente para identificar transações fraudulentas.
- Partilha estas informações: ajuda a proteger os teus amigos e familiares, partilha este alerta sobre as tentativas de burlas.