Criticam mas imitam: O sucesso inesperado do Apple iPhone X

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Eu sei que por este título posso parecer um "Apple Fan boy" mas longe disso. Embora tenha um Apple iPhone X e uma quantidade de produtos da empresa de Cupertino, o sistema Android continua a ser o meu preferido.

É verdade que o meu dia-a-dia é mais vantajoso com um iPhone, visto que todo o ecossistema funciona de forma perfeita. Entre Mac's e smartphone. Com isto em mente, vamos perceber porque é que afirmo que o Apple iPhone X teve um sucesso inesperado.

Vê ainda: Google Play Store: 25 aplicações Android grátis por tempo limitado

Embora não saibamos ao certo os números das vendas, na minha mente, o iPhone X já ganhou. A Apple voltou a trazer ao mercado aquilo que não conseguia há alguns anos. Falo das réplicas e da tendência face às escolhas dos concorrentes.

Apple iPhone X chegou para mudar o mercado, quer gostes ou não!

O Apple iPhone X foi criticado por muitas razões. Temos o preço, a falta do Touch ID ou até a monocelha que tanto foi referida pelos concorrentes. "ai e tal, nós temos um ecrã inteiro", "não tem lógica cortar o ecrã", "Mas que falta de imaginação"...

Podíamos falar vezes sem conta destes ataques dos concorrentes, contudo, temos de perceber o que é que o iPhone X chegou para fazer no mercado.

Com o regresso da traseira de vidro, os novos terminais da Apple trouxeram o carregamento sem-fios. A Samsung já oferece carregamento sem-fios há muitos anos, mas vimos o mercado preocupado com isto?

Os iPhone 8, 8 Plus e iPhone X foram apresentados em setembro e já se refere que a tecnologia estará na maior parte dos equipamentos em 2018. A Sony deverá implementar, a LG também trará (embora o G6 tenha recebido em algumas variantes), a Huawei é muito provável que o faça e a Xiaomi é referida na mesma história.

O iPhone X trouxe ainda uma mudança estética considerável. Falo das câmaras traseiras na vertical. De forma a se distinguir do iPhone 8 Plus este "X" modificou a inclinação dos sensores. Pouca diferença faz a nível de possibilidades, apenas uma nova ideologia estética.

Ora vejamos. De acordo com os rumores, aAsus e Xiaomi seguirão a mesma inspiração nos smartphones de 2018.

E a monocelha?

A Monocelha é um ponto que me quero focar seriamente. É neste ponto que vemos o quão imitar a Apple é importante para as marcas com falha grave de imaginação. Pessoalmente não gosto da ideia daquela "Notch". Asus também o farão! Será que a equipa de design está assim tão má? Ou será que o Apple iPhone X é assim tão importante?

Acredito que no caso da Huawei não falte dinheiro para contratar designer's, por isso tenho de assumir que o Apple iPhone X é simplesmente um sucesso inesperado. Com tantas criticas continua a ser o terminal que mais tem influência o mercado.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Energy Pro 3 é o smartphone que merece a tua atenção | Análise/Review

Sony Xperia XZ2 Pro poderá tirar o protagonismo ao Samsung Galaxy S9?

Apple: Siri fica bem atrás das suas concorrentes Alexa e Google Assistant

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.