Criptomoedas: Bitcoin e Ethereum já tiveram melhores dias! Mas nem tudo é mau!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Começa a ficar na hora de fazermos um balança final de 2019 nas criptomoedas. Por muito que o mercado das cripto seja instável não acreditamos muito que as coisas possam mudar radicalmente até ao dia 31 de dezembro.

Assim sendo, olhemos para o ano onde o Bitcoin, Ethereum e outras AltCoins prometeram muito, porém, que para alguns deixou a desejar.

Uma queda do Bitcoin, Ethereum e AltCoins no final do ano

O Bitcoin chegou a ultrapassar os 10 mil dólares em 2019 e o Ethereum passou os 300€. Porém, este final de ano não foi piedoso para as cripto.

Os rumores falam que um "esquema de ponzy" na China decidiu retirar todo o lucro que tinha feito em Bitcoin e isso fez com que o preço das criptomoedas baixasse consideravelmente. Porém, ninguém sabe ao certo a razão desta queda.

O Ethereum também não está melhor. Infelizmente o Ethereum e todas as criptomoedas ainda são seriamente influenciadas pelo Bitcoin. Por muito que goste do conceito do Bitcoin acredito que as pessoas e investidores devem olhar para cada projeto de forma individual. O Bitcoin não tem capacidades, na minha opinião, de ser a futura moeda pela suas lentas transações.

Contudo, estamos dependentes do seu crescimento para o sucesso de mais cripto. AltCoins que mostram uma total independência do Bitcoin.

Ethereum promete um 2020 forte

Infelizmente, como sempre, nada é garantido. Porém, o Ethereum acabou de passar para "Proof of Stake" e isto mexe seriamente com o futuro da criptomoeda e do projeto.

Ryan Selkis, fundador da empresa de pesquisa de criptomoedas Messari, chegou mesmo a referir que “O ETH 2.0 é uma nova blockchain. Será uma transição caótica e de alto risco."

Há quem acredite que esta é a solução para expandir a cripto moeda, já outros acreditam que acaba por não ser uma forma tão segura de o fazer. O mercado está dividido. Uma coisa é certa, "ou vai ou racha".

Outras criptomoedas terão uma jornada complicada

Como referi, as criptomoedas são seriamente dependentes do Bitcoin. Isto significa que aproveitarão as ondas da "criptomoeda mãe". Porém, existem AltCoins como o Ripple (XRP), também conhecido como o patinho feio, que já deveriam ter a sua independência por se dedicar a mercados diferentes do Bitcoin.

Outras criptomoedas que também estou curioso é o EOS e Cardano que prometem ser o futuro das transações. Veremos até que ponto é que o conseguirão provar em 2020.

Por fim, lembra-te que o mercado de criptomoedas é extremamente instável. Nunca invistas mais do que estás disposto a perder.

Editores 4gnews recomendam:

  • O que é o Bitcoin? Uma explicação que todos vão entender!
  • Bitcoin. Este é o melhor alerta de preços que podes ativar
  • Viver com Bitcoin por 2 semanas não foi complicado! (vídeo)
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.