Cortinas inteligentes do Ikea ganham data de lançamento. Descobre o conceito

Bruno Coelho
Comentar

O Ikea vai lançar as suas primeiras cortinas inteligentes. O lançamento na Europa está marcado para Agosto, e as cortinas poderão ser controladas por um comendo ou por dispositivos Android e iOS.

Face a outras opções do mercado, a grande vantagem destas cortinas será o seu preço. o modelo mais modesto – Kadrilj – vai custar 99€, enquanto que o modelo mais caro – Fyrtur – se fica pelos 119€. O modelo mais caro garante mais escuridão, enquanto que a Kadrilj deixará entrar alguma luz.

Como funcionam

As cortinas chegam com uma bateria que dá vida ao motor que as abre e fecha. Além disso terão wireless, o que permite que possam ser controladas à distância, tanto com o comando incluído como com o smartphone.

O Ikea revela que o comando incluído consegue controlar até 10 cortinas. No entanto precisa de um repetidor que também se encontra incluído na embalagem. As cortinas já chegarão pré-programadas para trabalharem com o comando e com o repetidor de sinal.

ikea fyrtur cortinas inteligentes

App de smart home do Ikea será usada para controlar as cortinas com o smartphone

Para comandar as cortinas tanto em iOS como em Android, os utilizadores terão de recorrer à aplicação Tradfri. Esta será a melhor maneira de controlar as cortinas, pela possibilidade de serem comandadas por controlo de voz. O suporte para a Alexa foi garantido, caso os utilizadores pretendam emparelhar as cortinas com produtos Echo.

Através da aplicação, os utilizadores poderão desprender-se de preocupações com as cortinas. Podem agendar horas para estas se abrirem e fecharem, o que fará com que seja algo com que deixam de se preocupar. A bateria das cortinas terá de ser recarregada regularmente, para que estas continuam a funcionar de forma automática.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.