Correr aplicações Windows em Android e ChromeOS é possível graças ao CrossOver

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Desde que me recordo como amante do mundo tecnológico, houve sempre uma vontade peculiar de toda a gente em correr aplicações num certo sistema operativo que não são desenhadas para aquele que estamos a utilizar. Lembro-me perfeitamente de o querer fazer com aplicações Windows, quando utilizada Linux como SO principal, mas aí era mesmo por falta de opções no mundo do software livre, isto há quase dez anos atrás.

Vê também: Google cancelou os seus óculos VR independentes

Uma década passada e constato que ainda existe um fascínio semelhante, mas desta feita num contexto mais móvel. Se de facto no Windows existe uma grande lacuna em termos de aplicações face ao Android, o desejo de inverter os papéis será mesmo por pura curiosidade e fascínio. Mas é precisamente isso que e empresa CodeWeavers quer fazer com o seu CrossOver, correr aplicações Windows no Android e consequentemente no ChromeOS.

Como é que eles pretende fazer tal proeza? Fácil. Precisamente com recurso à mesma aplicação que eu usava há dez anos atrás no meu Linux, com o Wine. Tendo esta uma versão para Android em desenvolvimento, passa então a ser possível correr software do Windows no sistema operativo móvel mais utilizado do momento. E como o ChromeOS pode, agora, correr aplicações do Android, é tudo uma cascara de acontecimentos.

Numa simples demonstração da CodeWeavers, que poderás visualizar no final deste artigo, vemos um Chromebook Acer R11 a correr fluidamente a Steam e consequentemente o jogo Limbo. É verdade que existe uma versão deste jogo para Android, mas no video em questão vê-se claramente que o mesmo foi carregado através da Steam.

Para os mais aventureiros abre-se aqui uma nova porta e como é possível ver a Steam a correr porque não arriscar com outros programas mais arrojados? Para tal bastará contactares a equipa responsável pelo projeto, através do seu site, e certamente que eles te darão as informações necessárias para esta tua nova aventura.

Talvez queiras ver:

  • Star Wars Rogue One: Explosões e efeitos não podem ser só “Green Screen” (Vídeo trailer)
  • Uhans 101: O terminal que dará um tributo à Nokia
  • Gigabyte Gsmart Classic LTE | Review / Análise em Português
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.