schiaparelli-lander-marte-1

A Missão ExoMars foi programada pela Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Russa com o objectivo de descobrir vida, ou formas de vida, no planeta vizinho.

Vê ainda: NASA confirma evidências de um pequeno oceano na Europa (Lua de Júpiter)

   

Para todos aqueles, como eu, que vibraram com o sucesso da da rota do satélite que nos vai dar informações importantíssimas para as futuras explorações a Marte, também  ficaram certamente tristes ao saber que o “lander” (Schiaparelli), ou o robô, que estaria para aterrar na superfície do Planeta Vermelho deixou de dar sinal.

schiaparelli_with_parachute_deployed_large-1

Aparentemente o pára-quedas abriu antecipadamente à aterragem e o fogo apoderou-se da maior parte das ferramentas de aterragem.

De acordo com a ESA o lander aterrou na superfície mas continuamos sem informação se sobreviveu ou não ao impacto.

Este lander, ao contrário do satélite, era apenas uma tática experimental de aterragem, não sendo tão vital para a missão quanto o satélite posto em rota, mesmo assim, são más notícias para todos aqueles que queriam saber de uma vez por todas se a terra em Marte seria ou não propícia a vida.

Nos próximos dias a ESA tentará entrar em contacto com o lander, mas não eleves as tuas esperanças que o este seja bem sucedido.

Talvez queiras ver:

ExoMars entra na órbita de Marte com sucesso! Vamos lá encontrar Marcianos!

Barack Obama quer que America chegue a Marte em 2030

Estes são os planos de Elon Musk para colonização em Marte

FonteCNET
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.