Contactos Google: app gratuita recebe mudanças visuais bem-vindas!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação Contactos da Google recebe agora uma nova pitada de cor. É, com efeito, a mais recente alteração às aplicações nativas da Google que passam a incorporar a filosofia de design Material You omnipresente no sistema operativo Android 12.

Vimos, durante o último ano de 2021, a empresa de Mountain View a trabalhar afincadamente na renovação visual de vários dos seus produtos, aplicações e plataformas antes mesmo de apresentar a filosofia de design Material You. Entretanto, com a sua generalização aquando da distribuição do Android 12, e expectável manutenção com o Android 13, este novo look permeia todas as apps Google.

Temos um novo look inspirado no Material You para a app Contactos Google

@AndroidPolice @droid_life @ManuelVonau Anyone seeing the new contact card design in Google Contacts?🙄🤔This is on Version 3.70.3.453319987 pic.twitter.com/PhIGIssWfN

— Prajjwal (@PrajjwalPorwal) 10 de junho de 2022

O "alerta" foi dado pelo utilizador @PrajjwalPorwal via Twitter. Aí, o utilizador apercebeu-se das mudanças granulares para esta excelente app de gestão de contactos no telefone. Note-se, contudo, que a Contactos da Google foi uma das primeiras a receber as alterações visuais gerais ditadas pelo Material You.

Agora, contudo, as alterações estão presentes nos menus e detalhes da aplicação, uniformizando grandemente a sua experiência de utilização e, sem sombra de dúvida, elevando-a. A partir de agora, ou melhor, com a chegada da próxima atualização para a aplicação em Android, temos novos tons de destaque e novas formas de apresentação da informação.

Atualmente em distribuição esta atualização para a Contactos Google traz uma nova interface ao abrir e usar a app grátis. Note-se que a UI adaptar-se-á ao esquema de cores definido por cada utilizador, portanto, com base no tema predefinido, bem como no papel de parede e destaques de cor selecionados de modo automático, mas com controlo do utilizador.

Informação agrupada por cartões com novos destaques de cor na app Google Contactos

Contactos Google
Visual antigo (à esquerda). Visual novo (à direita). Crédito: AndroidPolice.

Assim que a atualização chegar aos vários dispositivos Android verão que os separadores, as linhas, entre os campos de informação para cada contacto desaparecerão. No seu lugar temos novos blocos de cor, separados do fundo branco ou preto (consoante o tema predefinido no dispositivo).

A Google espera que, deste modo, seja mais simples observar e compreender a informação distinta nos vários campos. Ou seja, visa melhorar a experiência de utilização desta app grátis ao esquematizar melhor o que cada campo comporta e facilitar a respetiva leitura e assimilação do conteúdo.

Vemos, portanto, mudanças bastante significativas a chegar com a versão 3.70.3.453319987 da aplicação Contactos Google para Android. Esta mesma versão chegará, gradualmente, aos vários mercados globais com as mudanças visuais supracitadas.

Por outro lado, segundo aponta a publicação AndroidPolice, esta mesma alteração está também presente nos smartphones Google Pixel que já estejam a correr uma versão beta do Android 13, ou a versão estável do Android 12.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.