Xiaomi lança cabo HDMI 2.1 que vais querer comprar em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi desvendou recentemente um novo acessório para o lar que, manifestamente, seria uma ótima compra em Portugal. Mais concretamente, temos o cabo Xiaomi 8K HDMI 2.1 apresentado no mercado local pela mnemónica quantia de 15 dólares.

Atentando no produto, o novo acessório Xiaomi custa 99 yuan, o equivalente a 15 dólares, ou menos de 15 euros. Assim, tendo em consideração as suas caraterísticas técnicas como o suporte para resolução máxima de 8K, seria uma excelente aquisição.

Este é o novo cabo "low cost" Xiaomi 8K HDMI 2.1

Xiaomi 8K HDMI 2.1

Apresentado na China por menos de 15 dólares o cabo Xiaomi 8K HDMI 2.1 suporta resoluções 4K ou até 8K para transmissão de sinal de vídeo (imagem) com alta taxa de atualização de 120 Hz e 60 Hz, respetivamente. Ou seja, os padrões mais cobiçados.

Mais ainda, o novo Xiaomi 8K HDMI 2.1 suporta transmissão de dados com taxa de atualização de imagem variável. Permite também a troca extremamente rápida de conteúdos, além de suportar o modo de baixa latência, ideal para jogos, por exemplo.

O novo cabo HDMI 2.1 tem uma largura de banda de 48 GBps

Xiaomi 8K HDMI 2.1
Imagens de apresentação do cabo Xiaomi 8K HDMI 2.1.

O cabo Xiaomi tem uma largura de banda máxima de 48 GBps o que permite, por exemplo, suportar a transmissão de cor em alta definição e profundidade de 12-bit. Para além disso, suporta também a transmissão de conteúdos 3D para os respetivos aparelhos.

Ainda de acordo com a Xiaomi, este é um acessório indispensável para tirar partido da melhor qualidade de imagem. Uma "ponte" de excelência entre o emissor de sinal (imagem e som) até ao televisor ou projetor sem perder detalhes, pormenores ou qualidade.

Para cinema, jogo e diversão, este é o novo cabo HDMI 2.1

Xiaomi 8K HDMI 2.1
Imagens de apresentação do cabo Xiaomi 8K HDMI 2.1.

Prometendo uma experiência audiovisual de excelência, o Xiaomi 8K HDMI 2.1 é compatível com sistemas de som 7.1 ou 5.1, com certificação Dolby Atmos. Desse modo, este será um cabo que poderão usar nas televisões de última geração, bem como nas consolas mais recentes como a Sony PS5, ou as novas consolas Xbox da Microsoft.

Importa também frisar que o novo cabo Xiaomi 8K HDMI 2.1 recebeu aprovação internacional pela HDMI Association. Além disso, o novo cabo é retro compatível com os padrões mais antigos de HDMI, ou seja, os padrões HDMI 1.1 até ao 2.0, inclusive.

Por fim, não temos de momento informações sobre a sua disponibilidade na Europa, ainda que seja um produto que podemos, razoavelmente, esperar encontrar em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.