Conhece as 10 apps mais descarregas para Android e iOS em 2022

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O ano de 2022 terminou à escassas semanas e ainda há quem faça balanços do que sucedeu nesse período. Agora, é tempo de olharmos para o balanço do mercado de aplicações para dispositivos Android e iOS graças aos mais recentes dados da Apptopia.

A entidade que se dedica à monitorização do mercado de aplicações móveis revelou recentemente as 10 mais descarregas durante 2022. Uma nova hierarquia que traz um vencedor já conhecido de quem segue estas lides.

TikTok volta a ser a aplicação mais descarregada para Android e iOS

Os dados agora publicados pela Apptopia foram recolhidos entre 1 de janeiro e 20 de dezembro de 2022. Durante este período, tivemos um claro domínio da rede social TikTok com a contabilização de 672 milhões de downloads nas plataformas Android e iOS.

Apps

Pelo terceiro ano consecutivo vemos a aplicação desenhada pela Bytedance a receber o galardão de app mais descarregada no mundo. Dados que demonstram a forte popularidade que esta plataforma ainda colhe, sobretudo junto do público mais jovem.

Em seguida, temos duas aplicações detidas pela Meta (ex-Facebook). São elas o Instagram e o WhatsApp que totalizaram 548 milhões e 424 milhões de descargas respetivamente.

A empresa liderada por Mark Zuckerberg é a clara vencedora deste top-3 ao colocar três aplicações neste grupo restrito. Além das acima mencionadas, temos ainda o Facebook, no oitavo posto, com 298 milhões de downloads.

Estes são os 10 jogos mais descarregados em 2022

Além das apps mais populares, a Apptopia revela-nos ainda quais foram os jogos mais populares do ano passado. No topo desta tabela encontramos o clássico Subway Surfers, com um total de 304 milhões de descargas, cifra que lhe vale, aliás, o sétimo posto entre as apps mais descarregadas em 2022.

Jogos

O pódio desta categoria é completado com a presença dos jogos Stumble Guys e Roblox. Estes contabilizaram, respetivamente, 254 milhões e 208 milhões de downloads nos últimos 12 meses.

De modo a assegurar a transparência destes dados, a Apptopia esclarece quais as linhas seguidas para a apuração destes valores. Como já mencionado, são dados que contemplam descargas das plataformas Android e iOS.

O número de downloads registado nestas tabelas contabilizam apenas novos utilizadores. Caso uma app seja desinstalada e reinstalada, esse valor não será contabilizado para efeitos das tabelas da Apptopia.

Ademais, as descargas de qualquer aplicação não serão registadas caso seja utilizada a mesma informação de login, ainda que isso ocorra num novo smartphone. Regras que validam a transparência e rigor dos valores agora revelados.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.