A Google está a trabalhar numa nova ferramenta para o browser Chrome. De acordo com o site Windows Central, a funcionalidade chama-se Automated Password Change e, na prática, altera passwords de forma automática, como o próprio nome indica.
Mas atenção a “mente” por trás desta ferramenta é a tecnologia de Inteligência Artificial. A Google está a dar um voto de confiança e tu também vais dar?
Como funciona a nova ferramenta

O funcionamento, de acordo com as informações divulgadas, parece ser simples e seguro. Quando o Google detetar que uma password foi ou está em risco de ser violada, oferece-se para a alterar, logo no momento em que o utilizador está a fazer o login.
No caso de o utilizador aceitar a ajuda, o Chrome vai recorrer a tecnologia IA para gerar uma nova password que será depois guardada na área de gestão de passwords do Google.
Atualmente, por uma questão de segurança, muitos sites exigem já que as passwords tenham um determinado número de caracteres assim como símbolos ou números. Tudo para que seja criada uma password complexa o suficiente para correr menos riscos.
Segundo o site Windows Central, a ferramenta Automated Password Change será capaz de gerar passwords com essa complexidade. Mais: a funcionalidade pode ser usada sozinha assim como em conjunto com outras ferramentas de segurança.
Ainda não há uma data para a sua disponibilização, mas a ferramenta Automated Password Change está já em testes na versão Canary do Chrome. Para a experimentares, navega até #improved-password-change-service no Google Chrome e segue as instruções aí dadas.
Uma vez que estamos a falar da Google, nada melhor que sugerir um dos seus smartphones de topo mais recentes: o Pixel 9 Pro.