Tens o computador lento? Os principais motivos e as soluções

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
Tempo de leitura: 7 min.

Os computadores ficam lentos por vários motivos, mas a maioria deles se resume a uma coisa: a sua utilização. Talvez seja hora de fazer uma pequena “limpeza” e desenvolver alguns hábitos para mantermos um bom desempenho do computador.

Iremos apresentar alguns dos motivos mais comuns, porque acontece e qual a solução para ti. Os processos são simples e poderás testar na tua máquina.

1. Programas e serviços desnecessários no arranque do sistema

Embora alguns programas, como o antivírus e a firewall, devem ter permissão para serem executados na inicialização, outros como o Spotify e iTunes, não necessitam de correr em 2º plano durante o processo de inicialização.

Muitos dos processos podem gastar poucos recursos, mas o acumular desses processos poderá estar a pesar na prestação da tua máquina e por isso recomendamos que desatives alguns processos menos necessários.

Solução:

  • Windows: Pressiona a tecla Windows + X / Gestor de tarefas / Arranque, com o botão direito do rato, seleciona os programas que desejas remover e seleciona a opção Desativar.
  • Mac: Aplicações / Preferências do Sistema / Usuários / Itens de Login, deves desmarcar os programas desnecessários.

2. Muitos programas em execução em simultâneo

Fazer muita coisa ao mesmo tempo é exatamente o motivo pelo qual temos computadores, mas, em algum momento, a máquina pode vacilar e falhar. A capacidade para executar vários programas ao mesmo tempo depende, em parte da RAM, o que permite que mudes de um programa para outro com fluidez.

Deves ter cuidado, algumas aplicações e jogos abertos ultrapassam o desempenho e capacidade do teu computador. Tens o exemplo dos separadores no teu browser, se tiveres muitos abertos, é garantido que o desempenho da máquina baixe drasticamente.

Solução:

  • No Gestor de Tarefas (Ctrl + Alt + Del), podes ver quais os programas que estão abertos e quais os recursos em uso.
  • Desliga ou encerra os processos que não precisas. No Windows 10, os programas são criados para que sejam executados em segundo plano por algum tempo e depois desligados automaticamente.

3. Disco rígido apresenta falhas

As unidades de estado sólido (SSD) não sofrem o mesmo tipo de degradação do hardware físico (HD) e têm maior longevidade. No entanto, os SSDs são mais caros, principalmente se procuramos um disco com muita capacidade. O melhor e aconselhado é manteres o sistema e programas de uso diário no teu SSD e manter os restantes arquivos e ficheiros num disco “normal”, os HD.

Solução:

  • Executa uma verificação do disco rígido, em ambiente Windows: Computador / clica com o botão direito do rato na unidade do disco / Propriedades / Ferramentas / Verificar Agora. Podes ainda selecionar a opção “Procurar e tentar recuperar setores danificados”.
  • Mac: Programas / Utilitários / Utilitário de Disco, seleciona o disco rígido em questão e podes seguir as restantes instruções.
  • Evita deixar cair, atirar ou criar impacto no disco rígido.
  • Optar por um SSD de grande capacidade.

4. O disco rígido está quase cheio

Estudos apontam que se chegares aos 95% de capacidade, os computadores podem reduzir o desempenho em 50%. O espaço no disco rígido é ocupado por programas, atualizações de programas, arquivos temporários.

Podes ter acesso à capacidade do disco no “Meu Computador” ou “Este PC”.

Solução:

  • Limpa o teu computador, remove arquivos desnecessários e não utilizados. Isso implica o bloatware que os fabricantes pré-instalam nos computadores.
  • Os backups do sistema e os pontos de restauração também podem ocupar uma grande quantidade de espaço, portanto, não mantenhas versões de backup que não precisas.
  • Para aumentar o espaço em disco, podes optar pelos sistemas cloud.
  • A equipa 4gnews recomenda o programa, CCleaner (Windows/Mac), para excluir facilmente arquivos desnecessários, o excesso de arquivos temporários e tudo o que esteja “a mais” na tua máquina.

5. Pouca memória RAM

Sugerimos que os computadores tenham no mínimo 2 GB de memória (RAM) para um sistema de 32 bits e 4 GB para um sistema de 64 bits. Embora o sistema x32 bits, comece a não fazer sentido hoje em dia.

Ao aumentares à memória, os programas não precisam de trocar tanta informação armazenada entre a memória e o arquivo local no disco rígido. A luz do disco rígido pode ser um indício. Se estiver constantemente ativa, pode ser uma indicação de que o computador está frequentemente a trocar informações entre a memória e o disco rígido. Pode ser um sinal de que algo mais é necessário!

6. O computador não é reiniciado há muito tempo

Reiniciar a máquina pode ser uma solução técnica, isto porque, muitos programas podem ficar a trabalhar em 2º plano, o processo mantém-se ativo por algum motivo, erros de processos, uma infinidade de razões.

Pode ser uma rápida solução, em vez de procurares manualmente no Gestor de Tarefas (Windows) ou no Monitor de Atividade (Mac) e tentar adivinhar qual o processo que está a causar lentidão ao sistema, reinicia e depois sim, se se mantiver o problema, procura soluções técnicas.

Solução:

  • Fecha todos os teus programas e processos, e reinicia o teu computador. Podes receber o benefício de ter atualizações críticas do sistema a aguardar a sua instalação e assim será feito.

7. Pode ser um vírus ou malware

Se não é o antivírus, pode ser o vírus. Vírus, spyware e outros malwares podem facilmente tornar uma boa máquina, num computador lento. São conhecidos por “mexerem em tudo”, desde atacar o teu browser com sites de publicidade ou phishing, inclusive atrasar o desempenho.

Atualmente existem ferramentas gratuitas e muito boas, tens o exemplo do Windows Defender. Que inclui proteção de ficheiros e ainda completa com a adição da firewall.

Solução:

  • Executa uma pesquisa avançada dos arquivos do teu computador. Podemos recomendar o uso gratuito do Malwarebytes (Windows/Mac) como uma ferramenta de segurança cibernética.

8. Atualizações de sistema

Mantém o sistema e drivers atualizados, é essencial. Especialmente os drivers da placa gráfica, são os que têm mais impacto. Drivers desatualizados podem causar uma variedade de problemas, compatibilidades e desempenho lento.

Solução:

  • Atualiza o sistema
  • Certifica-te que tens as atualizações mais recentes do Windows/Mac instaladas.
  • Atualiza os teus drivers

9. Processos em 2º plano

Um computador lento pode ser um sinal de que um programa ou processo está a usar o nosso sistema. Hoje em dia, sem a tua permissão, site maliciosos podem ter uma extensão que usa o poder de processamento do teu computador para minerar uma criptomoeda, por exemplo.

O Cryptomining (ou cryptojacking) pode ser o resultado de um malware que é instalado no teu computador, tens o exemplo do Digimine. Espalhou-se pelo Google Chrome, no Facebook Messenger, e era executado em segundo plano, explorando e enviando informações ao seu criador, o hacker.

Solução:

  • Fechar o navegador de internet, interrompe a criptografia baseada em web browser.
  • Podes descobrir tens algum malwares de cryptojacking. Abre o Gestor de Tarefas (Windows) ou o Monitor de Atividade (Mac) e procura algum processo estranho ou desconhecido.

10. O computador está limpo?

computador lento
O pó acumulado nas ventoinhas prejudica o rendimento do PC

Às vezes, o problema não é interno, mas externo. Isso pode impedir a ventilação, e faz com que o processador perca desempenho, ou pior, que o computador desligue sem aviso prévio. Ninguém quer um computador quente, o calor aumenta a probabilidade de mau funcionamento, falhas e reduz a longevidade.

Em relação aos portáteis, verifica as aberturas e saídas de ar, geralmente nas laterais. Por exemplo, não deves colocar o teu portátil superfícies não rígidas, isto porque a base usado pode ganhar a forma do portátil e dificultar a ventilação.

Solução:

  • Limpa o pó. Aconselhamos que limpes o interior da caixa do teu computador, deves ter muito cuidado para não danificar o hardware, se conseguires limpa bem as ventoinhas.
  • Se não te sentes à vontade para o fazer em casa, procura a ajuda de um profissional. Existem lojas e especialistas que conseguem ajudar-te.

Por vezes, uma instalação limpa do Windows pode fazer maravilhas ao teu computador. No entanto, todos os teus arquivos e ficheiros do disco rígido serão apagados, por isso é essencial garantir que tens backups feitos. Descobre como formatar o teu computador e os cuidados a ter.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
O amor pela tecnologia e gaming surgiu quando recebeu o primeiro computador em 2001. Concluiu o curso Tecnológico de Informática e ingressou na Worten com a especialidade de Áudio e Imagem, HI-FI. Gosto que se desenvolveu em conjunto com a tecnologia e que perdura até aos dias de hoje!