Se fores a Londres e precisares de fazer umas compras rápidas, irás encontrar um estabelecimento da cadeira Sainsbury bastante peculiar. Esta mercearia é completamente autónoma no sentido em que não existem caixas registadoras ou operadores das mesmas.
Todo a mecânica é feita através de smartphones, que são utilizados para ler os artigos e pagar por eles. É uma mercearia onde literalmente podes entrar e sair sem esperar em filas.
Este é um passo lógico na evolução dos supermercados embora ainda demoremos uns anos a ver uma implementação em massa. Eu certamente gostaria de ir comprar pão e fruta de uma forma tão automática e relaxada.
A Sainsbury já utiliza o sistema Scan, Pay & Go em 8 estabelecimentos espalhados por Londres. Contudo, esta é a primeira mercearia a abrir como um estabelecimento completamente autónomo.
A Sainsbury está a seguir os passos das lojas Amazon Go
É impossível mencionar supermercados ou mercearias autónomas sem falar do Amazon Go. Estas lojas foram implementadas inicialmente em algumas cidades dos Estados Unidos como São Francisco e Chicago.
No entanto, existe uma diferença grande em relação ao sistema da Sainsbury. Nas lojas Amazon Go, o cliente entra, escolhe os produtos e sai da loja tranquilamente.
Nas Amazon Go, a detecção de produtos e cobrança dos mesmos é feita através de sensores e câmaras. Este conjunto de tecnologias analise e determina a quantidade de produtos que o cliente leva, cobrando-os quando o mesmo sai da loja.
O sistema da cadeia Sainsbury ainda não é tão avançado mas este é um passo bastante importante. Até mesmo para a saúde mental dos colaboradores é benéfico pois podem estar na loja a ajudar os clientes, em vez de passar o dia 'presos' a registar compras.
Editores 4gnews recomendam:
- Android Q: Ainda não é desta que vamos receber 'captura de página inteira'
- Angry Birds tem novo jogo de Realidade Aumentada (mas não é para todos)
- Android TV: conhece os melhores televisores em 2019