A Peugeot anunciou recentemente a chegada da inteligência artificial ChatGPT ao i-Cockpit dos seus modelos de última geração. Esta adição colocou a marca como uma das primeiras no setor automóvel a fazer esta aposta numa melhoria da interação entre condutor e veículo. Mas como funciona esta novidade?
Graças à integração do ChatGPT, ativado pelo comando de voz "Ok Peugeot", os utilizadores podem agora desfrutar de uma assistência personalizada e interativa. Este sistema é capaz de responder a uma vasta gama de perguntas, desde sugestões de destinos turísticos até à organização de atividades de entretenimento para os passageiros mais jovens durante as viagens.
A inteligência artificial generativa, desenvolvida pela OpenAI, aprendeu com uma vasta quantidade de dados para oferecer respostas precisas e sofisticadas. O objetivo passa por tornar a experiência de condução mais rica e envolvente.
Peugeot 208, 308 e E-3008 entre os veículos selecionados
A marca francesa incorporou esta tecnologia em todos os seus novos modelos equipados com navegação conectada, como os populares 208, 308 e E-3008. A Peugeot lançou uma fase piloto que oferece acesso gratuito ao ChatGPT durante seis meses. Esta oferta inicial está limitada a 10 000 clientes.
Os proprietários dos modelos Peugeot elegíveis podem ativar este serviço através da Peugeot Service Store. Depois desta fase, a Peugeot vai ter em conta o feedback dos utilizadores para implementar o ChatGPT a todos os clientes proprietários de um veículo conectado elegível.
De realçar que este novo serviço "tira partido do poder da inteligência artificial generativa, incluindo as tecnologias da plataforma Chat AI da SoundHound. A versão 3.5 do ChatGPT utiliza informações até janeiro de 2022, pelo que não tem conhecimento de eventos e informações posteriores a essa data."
Portugal, para já, fica de fora da disponibilidade. Nesta fase, o ChatGPT será proposto aos clientes Peugeot, na sua língua, em França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido.