the-microsoft-lumia-950-xl

A Microsoft, para o bem ou para o mal, disse presente em 2015 e, mesmo que no final do ano, Lumia 950 e Lumia 950 XL, foram lançados pela mesma.

De facto, o par de Lumias que pouco se diferenciam um do outro à exceção do seu tamanho, design e processador, foram alvo de críticas, talvez mais negativas que positivas, por parte do público mas, passado um mês e meio de o possuir, ao Lumia 950 XL, e utilizar diariamente, penso poder descrever aquilo pelo que passei. Com efeito, nos próximos dois parágrafos irei, sucintamente, espelhar essa experiência.

   

windows10mobile

Por um lado, quanto aos aspetos positivos, pode ser destacado o design pelo facto de o Lumia 950 XL, embora construído em policarbonato, não arder na mão e conceder a possibilidade de trocares a bateria, se precisares claro. Infelizmente, é tudo acerca de algo positivo que dele possa surgir quanto ao seu design. As restantes qualidades do mesmo são o seu ecrã que é fabuloso, os pretos são pretos a sério e não há nenhum vídeo que pareça não ter qualidade naquele ecrã. É rápido e o multitasking, graças ao Windows 10 Mobile, está muito melhor que anteriormente, mesmo. Mais especificamente, uma das melhores características deste Lumia é a sua câmara pois, sem dúvida, está ela por ela com a do Galaxy S6 (e derivados) ou do próprio Z5 (e derivados). Com a câmara de 20MP deste dispositivo não tens de te preocupar com o detalhe da fotografia que captares porque ele estará sempre lá e, mais que qualquer outra coisa, o Rich Capture é fantástico e devia ser implementado em todos os smartphones. Já imaginaste o que é capturares uma fotografia e, depois da mesma ser tirada, escolheres a quantidade de flash que queres incidir na mesma? Sim, parece difícil de imaginar mas é real.

3way-1 (1) (1)

Por outro lado, se há algo que pode ser dito de bom do design deste 950 XL, a questão que se levanta é: Policarbonato em 2015, porquê? Onde foi parar a borda metálica do Lumia 930 que aumentava, significativamente, a classe desse smartphone. Eu não sei, mas que pelo menos esse aro em metal (que já não é pedir muito) faz falta, ai faz faz. Contudo, não se fica por aqui e, o que irá ser dito a seguir é a razão do título do artigo. Este Lumia 950 XL é bipolar e o principal culpado é o Windows 10 Mobile e, consequentemente, a Microsoft. A empresa de Redmond não ponderou os prós e contras, corretamente, e este smartphone reflete essas decisões pois, se num momento estamos a utilizá-lo e ele voa, noutro é mais lento que um simples Lumia 535 com Windows Phone 8.1 – sim, isto passou-se na realidade. Porém, não pode ser esquecida a loja e, aqui, não querendo entrar em guerrilhas com outros sistemas e respetivas lojas de aplicações, o problema do Windows não é a quantidade de aplicações que existe. É a qualidade. 2783.WindowsStore_badge_green_en_large_120x376.png-550x0Para ti que estás a ler, o Instagram (oficial) tem os mesmos recursos que aqueles que havia em 2013; O Facebook, é outro exemplo, bem como uma quantidade de aplicações que poderia escrever aqui, quer nacionais quer internacionais que, no pior dos cenários, não conhecem o termo atualização (por parte dos desenvolvedores) desde o tempo do Windows Phone 7, isto é 2010. Pior que tudo isso, é o facto do smartphone fechar aplicações, encravar durante as mesmas, e reiniciar-se sozinho.

microsoft Lumia 550 4gn 3

Desta forma, digo que é bipolar porque tanto o estás a adorar como, no momento seguinte, o queres atirar contra algo. Tanto estás a navegar nas páginas web, a ver um vídeo no YouTube e a fazer uns likes nalgumas publicações como, num período de tempo exatamente igual ao anterior, podes ficar à espera, infinitamente, que uma simples página web carregue ou que o Facebook se atualize.

Assim, é de referir que, ainda há luz ao fundo do túnel para este dispositivo dado que os seus pontos negativos, maioritariamente, dependem de software que, sem dúvida, será polido e melhorado pela Microsoft.
microsoft-unveils-new-devices-powered-by-windows-10

Concluindo, apesar de tudo, se gostas deste sistema operativo e estás à procura de um novo brinquedo podes optar por este Lumia 950 XL se fores fã de um ecrã grande pois, caso contrário, poderás optar pelo 950 que é, ligeiramente mais barato e está, até agora, mais otimizado ao sistema. Os problemas, quer de um quer de outro, deverão fazer parte do passado daqui a algum tempo mas lembra-te, só a vontade da Microsoft poderá ditar esse desfecho.

Talvez queiras ver:

Desde cedo comecei a interessar-me pelo que podia fazer no computador. Porém, a grande paixão surgiu com o primeiro telemóvel e complementou-se com os smartphones. Nada há a dizer, são simplesmente fantásticos e úteis em todo o tipo de situações.