Como Ativar Cortana no Windows 10 - Série A+B Português

Bruno Filipe
Bruno Filipe
Tempo de leitura: 2 min.

A nova assistente pessoal da Microsoft, veio para surpreender e dar um outro charme e interatividade ao Windows 10. E na minha opinião a Cortana é uma mais valia para a empresa, visto que é algo inovador, e divertido, não deixando de parte a facilidade de uso da ferramenta. Foi um grande chamariz para o publico juntamente com a disponibilidade gratuita desta versão do windows durante um período de um ano.

Mas nem todos os utilizadores ficaram contentes, porque não receberam a assistente juntamente com o Windows 10, isso deve-se por residirem em uma região ou país, onde a Cortana não está disponível no idioma falado nesse local. Mas com o tempo todos os locais que ainda não têm acesso há ferramenta, vão sim recebe-la no seu sistema. Portugal ainda não pode usar a Cortana em Português, mas há a possibilidade de usa-la nas linguagens disponíveis como, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Inglês (E.U.A), Inglês (Reino Unido) e Mandarim.

Por isso criamos estre artigo acompanhado de um vídeo-tutorial, para te mostrar como usar Cortana na versão inglesa, a partir do teu Windows que provavelmente está em Português.

1º - Clica no icon do "menu" > e depois em "Definições".

2º - Uma nova janela irá abrir > e aí clicas em "Hora e idioma".

3º - Feito isso > vai até "Região e idioma" > á direita em "País e Região", seleciona "Estados Unidos" em vez de Portugal.

4º - Em "Idiomas" adicionam um novo idioma, neste caso "English(United States)"(Inglês dos Estados Unidos), mas não removas o idioma Português, pois podes querer voltar a usá-lo.

5º - Clicando no idioma "English(United States)" > clica em "Predefinir" e em seguida em "Opções".

6º- Após entrar nas opções terás de transferir todos os pacotes, recomendamos que transfiras um de cada vez.

7º - Quando os downloads tiverem terminado, pode ir até "Teclados" mais abaixo, > normalmente já estará o teclado Português instalado, caso não esteja instala-o e remove todos os outros se existirem, a não ser que o teu computador não seja Português ou tenha um formato de teclado de outro país. Aí terás de escolher o idioma adequado ao formado do teclado da máquina.

8º - "Reinicia" o computador ou tablet se for o caso.

9º - Quando o windows for iniciado estará em inglês e com a Cortana, para lhe ensinares o teu nome > clica no icon do "menu", > clica no terceiro icon(Notebook) a contar de baixo para cima, > depois em "About Me", > em seguida "Change my name"> e escreves os teu nome, quando terminares clica na opção "Enter" > "Sounds good" > e por último "Done".

10º - Agora basta premires as teclas de atalho "Win+C", ou simplesmente clicar no icon do microfone no canto direito da caixa de pesquisa para falares.

Temos a explicação em vídeo aqui.

Talvez querias ver:

  • Lista de perguntas e comandos para interagir com a Cortana
  • Cortana para Android já pode substituir o Google Now como assistente pré-definido
  • Siri vs Cortana. Windows mostra limitações com o assistente pessoal da Apple.
  • Microsoft Lumia topo de gama com o SoC SD810 e construção em policarbonato-leak