A Comissão Europeia investiga as marcas de tecnologia

Margarida Moura
Margarida Moura
Tempo de leitura: 1 min.

A Comissão Europeia começou a sondar as marcas de tecnologia ASUS, Denon & Marantz, Philips e Pioneer por suspeita de manipulação de preços.

Vê também: Que aplicações uso no meu OnePlus 3

A comissária Margrethe Vestager refere que o comércio electrónico deve proporcionar aos consumidores uma maior escolha de bens e de serviços, bem como a possibilidade de fazer compras através das fronteiras.

Alude também que algumas empresas podem ter infringido algumas regras da concorrência, ao impedirem alguns revendedores online na Europa de mudarem os próprios preços dos produtos. Incluindo aqui, os electrodomésticos, computadores portáteis, jogos, smartphones e outro tipo de equipamentos.

A Comissão está a investigar alguns acordos entre a Valve Corporation, proprietária da plataforma de distribuição de jogos Steam e de cinco editores de jogos de vídeo para PC, a Bandai Namco, a Capcom, a Focus Home, a Koch Media e a ZeniMax.

Comissão Europeia contra a concorrência desleal

O inquérito incide sobre a temática das práticas de bloqueio geográfico, no qual as empresas impedem os consumidores de adquirirem conteúdos digitais, neste caso os jogos de vídeo para PC, devido à sua localização ou país de residência.

Após a compra de determinados jogos de vídeo PC, os usuários precisam de confirmar que o seu jogo não é pirateado através da"activation key"na plataforma de distribuição de jogos da Valve, Steam.

As empresas também são acusadas de influenciar as etiquetas de preços numa escala mais ampla, já que os revendedores usam um software que muda automaticamente os preços dos produtos com base no que os concorrentes estão a oferecer.

A Comissão Europeia não está em condições de partilhar mais informações sobre as investigações que foram elaboradas. Mas sabe-se que esta situação não foi totalmente inesperada para a Philips.

Segundo um elemento da companhia, a sondagem preliminar sobre as supostas restrições de preços começaram em 2013 tendo continuado a envolver e cooperar plenamente com a Comissão Europeia.

Outros assuntos relevantes:

Samsung J7 (2017): Todas as características e especificações

LineageOS: Disponível para o Xiaomi Redmi Note 3 Pro

Nokia P1 – novo vislumbre revela sensor frontal e mais características!