Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Cometi este erro no IRS e podia ter corrido mal. Não faças o mesmo

Não tinha o IBAN correto no Portal das Finanças e podia ter corrido mal. Só percebi o erro quando recebi uma carta em casa e fiz a alteração.

Adicionar 4gnews como fonte preferida
Im
Imagem ilustrativa gerada por IA Microsoft Copilot

Aqui no 4gnews escrevemos imensas dicas sobre IRS e uma delas alertava para algo que estava a atrasar o reembolso do IRS dos portugueses: não ter o IBAN correto no Portal das Finanças. Seria de pensar que eu estava totalmente alertado para este facto. Errado.

Como se costuma dizer: em casa de ferreiro, espeto de pau. No final do ano passado fechei uma conta bancária cujo IBAN estava associado ao Portal das Finanças. E se me lembrei de alterar qualquer débito direto ou pagamento recorrente para a outra conta, nem me passou pela cabeça fazer isso no Portal das Finanças.

Ter o IBAN atualizado no Portal das Finanças é algo que deves ter em atenção

Talvez porque ao longo dos últimos anos receber reembolso de IRS nunca foi uma realidade. Mas como nesta última entrega de IRS descobri que este ano iria receber, nem me passou pela cabeça que não tinha o IBAN correto no Portal.

De facto demorei a perceber o problema e só me dei conta quando recebi a correspondência em casa com o assunto: "Cancelamento do número de identificação bancária". No fundo, a explicar que a conta associada já estava encerrada e tinha de ir ao Portal alterar o IBAN.

Assim fiz e dias depois recebi o reembolso do IRS. Por isso, o meu conselho é não deixares as coisas chegarem ao ponto de receberes uma carta a avisar que tens de alterar o teu IBAN do Portal das Finanças.

Como alterar o IBAN no Portal das Finanças

E fazer a mudança é bastante simples. Basta entrares no Portal das Finanças, ir a "A Minha Conta", depois "Dados Pessoais" e verificar o IBAN associado à conta. Se estiver errado, deves atualizá-lo diretamente ali. É o clássico "não faças como eu fiz" e altera isso. Podes ter o reembolso atrasado por algo que demora 2 minutos a alterar.

Promoção do dia

Xiaomi POCO X8 Pro
Xiaomi POCO X8 Pro Ecrã 6,59" 1.5K 120Hz, processador Dimensity 8500-Ultra, bateria 6500 mAh, câmara Sony 50 MP com OIS
379,00 €Amazon
479,90 €-21%
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre tecnologia. Já fez mais de 300 reviews a produtos, visitou fábricas de smartphones na China e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA. É editor-chefe desde 2025.