Com Google integrado, Volvo EX30 cumpre novos requisitos da UE de aviso de limite de velocidade

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

O novo Volvo EX30 EV obteve a certificação de acordo com a nova regulamentação do Regulamento Geral de Segurança da União Europeia (GSR). A integração do software do Google e do Google Maps no carro contribuiu para isso, tornando o sistema de alerta de velocidade do fabricante mais preciso.

A tecnologia, conhecida como Assistente de Velocidade Inteligente (ISA), aumenta continuamente o limite de velocidade atual no ecrã do veículo e alerta os condutores quando se aproximam de ultrapassar esses limites. A regulamentação do GSR da União Europeia exige uma precisão de 90% para os sistemas ISA.

Integração com Google fornece informações atualizadas e específicas para cada região

Volvo
Imagem: Divulgação / Volvo)

O ISA não é uma grande novidade no mundo automobilístico. Muitos veículos de diversas marcas já possuem esse sistema para exibir sinais e alertas de limite de velocidade. Normalmente, a tecnologia combina vários sistemas visuais para detetar os sinais de limite de velocidade nas estradas, juntamente com dados de mapas de navegação.

No entanto, detalhes como a diversidade de designs dos sinais de trânsito, alterações temporárias nos limites de velocidade e particularidades das redes rodoviárias regionais podem afetar a precisão do ISA.

"Diferentes países têm regras como a necessidade de reduzir a velocidade ao entrar numa área urbana," explicou Jørgen Behrens, vice-presidente e gerente geral do Google Geo Automotive, numa entrevista ao The Verge.

Conforme Behrens explica, a integração com o Google Maps permite manter a precisão do ISA através da análise de tendências de tráfego, da coleta de dados locais e da referência cruzada com o Street View ou com dados de parceiros.

O que é o Google Automotive Services (também conhecido como Google Integrado)

Google Automotive Services
Imagem: Divulgação / Google

Para melhor compreensão, o Google Geo é a divisão interna do Google responsável pela gestão do produto Maps e pela supervisão do conjunto de software Google Automotive Services (conhecido externamente como Google Integrado), Android Automotive OS e navegação projetada para smartphone (Android Auto).

Além disso, o Google Geo também disponibiliza serviços do Google Cloud que as fabricantes podem utilizar para armazenar dados, oferecer tecnologia de voz para veículos e criar sistemas de navegação personalizados a partir de dados do Google Maps.

Explicado por Behrens, o Google Geo Automotive oferece às fabricantes três camadas de mapas distintas. Uma delas é precisamente o ISA, que fornece informações precisas e atualizadas sobre limites de velocidade em várias regiões, tecnologia que auxiliou o Volvo EX30 a obter a certificação da UE.

A segunda camada consiste em mapas HD, que incluem dados de faixas da estrada e objetos de localização para o desenvolvimento de sistemas de condução autónoma. Por fim, os mapas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) oferecem dados que podem ser usados em sistemas de segurança, como cruise control assistido e assistência à manutenção de faixa.

Novo regulamento da UE entra em vigor para novos veículos matriculados após julho de 2024

Neste momento, a União Europeia está a preparar-se para lançar novos padrões do Regulamento Geral de Segurança (GSR). Uma das principais mudanças é a exigência de que os novos veículos alertem os condutores quando excedem o limite de velocidade.

Essas novas normas devem entrar em vigor para carros novos matriculados após julho de 2024. Enquanto outros fabricantes de automóveis correm para se adaptar às novas exigências e obter a certificação a tempo, a Volvo destaca-se ao colaborar com a Google no seu EX30 EV.

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Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.