Chromecast com Google TV (HD) é a opção barata para transformar a tua televisão

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google revelou hoje o seu mais gadget que permite transformar a tua televisão convencional numa televisão mais inteligente. O produto chama-se Chromecast com Google TV (HD) e será uma excelente escolha para os utilizadores menos exigentes.

Para aqueles que já possuem um Chromecast com Google TV definitivamente não devem comprar o novo produto. Este foi concebido para abranger mais consumidores ao cortar em alguns aspetos técnicos e permitir um preço mais acessível.

Chromecast com Google TV (HD)

Chromecast com Google TV (HD) é a escolha ideal para televisões não 4K

A principal diferença face ao modelo já no mercado é a resolução máxima de reprodução de imagem. Enquanto o Chromecast com Google TV chega aos 4K, o seu sucessor fica-se pelos 1080p (apesar do HD na sua designação).

Para quem não tem uma televisão com resolução 4K, este acaba por ser a escolha mais acertada. Em ecrãs de menores dimensões não notarás assim tanta diferença de um conteúdo reproduzido em 1080p para um em 4K.

Uma menor resolução de saída significa menor necessidade de processamento e isso permitiu também a incorporação de um processador diferente. No caso do Chromecast com Google TV (HD), este chega com um Amlogic S805X2.

Chromecast com Google TV (HD)

No interior deste gagdet temos ainda 1,5 GB de RAM e 8 GB de memória interna. O último parâmetro acaba por ser um contrassenso numa era em que a Google começa a sugerir aos seus parceiros o lançamento de produtos com pelo menos 16 GB de armazenamento.

Algo que devemos louvar no novo Chromecast com Google TV (HD) é a inclusão do codec AV1, que nem o modelo com reprodução em 4K possui. Este codec é cada vez mais frequente no mundo do streaming, porém, ainda são poucos os produtos que o suportam.

Por fora, o novo produto apresenta-se muito idêntico ao modelo até agora disponível no mercado. Temos um produto em formato oval que pode ser ligado a qualquer televisão através de uma entrada HDMI. Não esquecer que o comando também é igual.

Assim sendo, o trunfo deste Chromecast com Google TV (HD) está no seu preço que chega à Europa por 40 €. Infelizmente não o temos oficialmente disponível em Portugal, mas não será difícil a sua importação de outro país da União Europeia.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.