China prepara-se para lançar novo comboio que pode atingir os 400 km/h (vídeo)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O operador ferroviário da China anunciou recentemente o lançamento de um novo comboio bala. A sua principal vantagem reside na velocidade que o mesmo consegue alcançar, podendo viajar a uns incríveis 400 km/h.

Este modelo está ainda em fase de protótipo. Contudo, os responsáveis pelo projeto mostram-se otimistas de que conseguirão tirá-lo da sua linha de montagem até ao final deste ano.

Projeto CR450 trará ainda mais velocidade à linha ferroviária da China

Este modelo ainda se encontra em fase de produção e é conhecido internamente como CR450. O seu desenvolvimento está a decorrer a todo o vapor e deverá dar por terminada a sua fase de produção até ao final de 2024.

Finda esta fase de produção, o novo comboio bala chinês irá passar por vários testes para garantir a sua segurança e qualidade. Por enquanto, ainda não se sabe quando é que o mesmo será colocado ao serviço da população.

O novo comboio bala CR450 da China irá substituir o modelo CR400 Fuxing a operar no país. Contudo, este modelo está limitado a velocidades de 350 km/h, o que já uma velocidade considerável.

O projeto CR450 foi lançado em 2021, assente precisamente no sucesso que o modelo CR400 tem naquele país. Este opera desde 2017 entre as províncias de Pequim e Xangai.

Se compararmos os comboios CR400 e o vindouro CR450, há várias melhorias no novo modelo. Além de uma velocidade máxima superior, o último será 12% mais leve, consumirá 20% menos de energia e conta com um sistema de travagem 20% superior.

O lançamento do comboio CR450 envolve outros projetos de modernização da linha ferroviária chinesa. É referida a necessidade da implementação de novas linhas de alta velocidade, bem como pontes e túneis.

Importa sublinhar que a China já possui a maior linha ferroviária de alta velocidade do mundo. A sua extensão operacional total excede os 45 mil quilómetros, através de 31 províncias a nível nacional para suprir as necessidades de deslocação da sua população.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.