A Samsung está apostada em aproximar as características do seu Galaxy Z Fold da concorrência mais recente, que cedo mostrou melhores argumentos ao nível das capacidades técnicas e do design do hardware.
Para isso o fabricante acaba de anunciar uma nova versão do seu ‘dobrável’, com novos argumentos, sobretudo ao nível da maior dimensão dos ecrãs, da espessura mais reduzida do ‘corpo’ e da atualização das câmaras.
O seu nome: Galaxy Z Fold Special Edition; mas nem tudo são boas notícias para quem esperava um Galaxy com ecrã dobrável e características mais avançadas...
Os maiores ecrãs num Galaxy ‘dobrável’
Apesar de manter o aspeto semelhante ao Z Fold 6, a nova Special Edition possui um design mais esguio e leve.
As novidades foram anunciadas hoje pela Samsung e divulgadas pelo Android Police, que destaca a nova espessura do Samsung Galaxy Z Fold Special Edition: 4,9mm quando aberto e 10,6mm com o ecrã dobrado, o que contrasta bem com os 5,6 mm e os 12,1 mm de espessura do Z Fold 6.
Outra das alterações surge ao nível da dimensão dos ecrãs - os maiores de sempre, segundo a Samsung -, agora com uma versão interior dobrável com 8” quando aberto (7,6” no Fold 6), a que se junta um ecrã secundário com diagonal de 6,5” (6,3” no modelo original).
Também as câmaras foram atualizadas, com a Samsung a introduzir a versão já usada no Galaxy S24 Ultra: câmara principal com sensor de 200MP, em conjunto com uma versão de grande angular com sensor de 12MP e uma ‘tele’ com zoom de 3x e sensor de 10MP.
Mantém-se inalterada a câmara sob o ecrã principal (sensor de 4MP) e a câmara de ‘selfies’ com sensor de 10MP posicionada na parte posterior da tampa.
Agora, as más notícias...
As restantes características técnicas do Galaxy Z Fold Special Edition mantêm-se inalteradas face à versão Fold 6: chip Snapdragon 8 Gen 3, 16 GB de RAM, 512 GB de armazenamento e bateria de 4.400mAh.
Também o software tem como base o Android 14 e a versão 6.1.1 do One UI, com a Samsung a garantir sete anos de atualizações do SO e de patches de segurança.
Mas se estavas à espera desta máquina para ter um ‘dobrável' Samsung com capacidades ao nível da concorrência, terás de encontrar uma alternativa.
É que o Galaxy Z Fold Special Edition terá lançamento dia 25 de outubro apenas na Coreia do Sul (a cerca de 1.800 euros), e, quando muito, poderá também ser lançado na China com um nome distinto.
Enquanto não sabemos se esta versão vem para o mercado global, tens em promoção na Amazon o Samsung Galaxy Z Fold6.