O CEO do Grupo Volkswagen aderiu recentemente à rede social Twitter e a sua primeira interação com o mundo virtual não passou despercebida. Herbert Diess escreveu no seu tweet inaugural que um dos seus principais objetivos é roubar alguma da quota de mercado que pertence neste momento à Tesla de Elon Musk.
O tweet não é inocente mas certamente foi publicado em jeito de brincadeira e com o objetivo de chamar a atenção para a sua presença nas redes sociais.
Volkswagen e Tesla são rivais no mercado de veículos elétricos
Diess escreveu uma mensagem onde afirma que tem agora conta no Twitter de forma a aumentar o impacto do grupo que lidera junto de um maior número de pessoas. O executivo aproveitou ainda para referir-se especificamente a Elon Musk relembrando que os veículos ID.3 e e-tron da sua marca estavam a ter um excelente desempenho no mercado europeu.
Em consequência a Tesla acabou por perder parte da sua quota de mercado na Europa, especialmente na Alemanha, onde os veículos referidos tiveram um sucesso ainda mais vincado.
O CEO da Tesla costuma ser bastante ativo no Twitter mas parece não ter respondido à provocação de Herbert Diess. Apesar do executivo da Volkswagen ter dito também que anseia por "discussões produtivas" nesta rede social parece que Musk o deixou, pelo menos para já, a falar sozinho.
Diess havia já elogiado Musk no passado reconhecendo que a Tesla estava a cimentar um duro caminho para este mercado, e que a sua marca podia apenas beneficiar disso. Na altura a afirmação foi vista como um sinal de admiração em relação a Elon Musk.
Elon Musk é muito ativo no Twitter
A presença dos CEO de empresas automóveis no Twitter parece ter virado moda, com a plataforma a servir essencialmente para a revelação de notícias ou iniciativas de cada uma das marcas.
Elon Musk age de forma diferente, partilhando opiniões sobre os mais diversos assuntos. Chega mesmo também a responder a questões de pessoas "anónimas" e a partilhar memes e piadas com os seus seguidores.
Apesar da sua entrada vigorosa, Diess tem uma postura mais corporativa e será difícil vê-lo a interagir de forma aberta com o público. Apesar disso estaremos atentos caso decida envolver-se um pouco mais com os seus seguidores e consiga fomentar as conversas produtivas que parece desejar.
Editores 4gnews recomendam:
- Mercedes-Benz revela SUV elétrico que chegará à Europa com preço aliciante!
- Tesla mostra como funciona a sua produção de baterias em novo vídeo
- Carros elétricos: postos de carregamento duplicam, mas números ainda não satisfazem