Os veículos elétricos estão a mudar o paradigma do mercado automóvel, com o principal entrave a ser o preço. Por isso reunimos os carros elétricos mais baratos que podes comprar em Portugal, dos low cost, aos pequenos utilitários.
Estão no mercado, ou prestes a chegar. Estes são os carros elétricos mais baratos, ordenados pelos preços em Portugal. Indicamos também as caraterísticas principais dos veículos eletrificados, da motorização à autonomia e velocidade máxima.
1. Volkswagen e-up! - a partir de 22 763 €

Autonomia: 260 km
Capacidade: 36,8 kWh
Consumo: 144 Wh/km
Velocidade máxima: 130 km/h
O e-Up! da Volkswagen é o carro elétrico mais barato da marca alemã, sendo também um dos mais baratos em Portugal. Trata-se de um modelo de entrada, com linhas simples e interior bastante austero, mas com bastante espaço no habitáculo.
A quem procura carros pequenos económicos, a motorização do e-Up! tem a vantagem de ser elétrica e, para desclocações dentro da cidade, pode ser o ideal. Tem 4 lugares, óticas renovadas e um aspeto familiar, dentro das linhas VW.
O e-Up! terá no Skoda CITIGOe iV e no SEAT Mii Electric, dois "irmãos gémeos" a chegar em 2020 a Portugal, mas ainda sem preço oficial.
2. Smart EQ fortwo 2020 - a partir de 22 845 €

Autonomia: 133 km
Capacidade: 17,6 kWh
Consumo: 161 Wh/km
Velocidade máxima: 130 km/h
O pequeno citadino da Smart, o EQ fortwo 2020, é um dos carros com interior mais bonito tendo em conta o aproveitamento do espaço, bem como a implementação dos vários sistemas e tecnologias de apoio à condução. É moderno e elegante.
É um dos melhores carros pequenos económicos, estando disponível em várias configurações, do modelo base ao Fortwo Cabriolet 2020 em que já está incluído o carregador rápido a 22 kW, mas sendo consideravelmente mais caro.
3. Opel Corsa-e - a partir de 29 990 €

Autonomia: 330 km
Capacidade: 50 kWh
Consumo: 108 Wh/km
Velocidade máxima: 150 km/h
O Corsa-e da Opel é um dos carros elétricos mais baratos a chegar ao mercado em 2020, com várias novidades. Partilha várias caraterísticas com a versão a combustão e tem grande atenção à qualidade de construção e acabamentos do veículo.
Há neste veículo elétrico um ótimo equilíbrio entre conforto, comodidade e qualidade de acabamentos, bem como uma autonomia equilibrada para cidade e não só. É um dos carros a bom preço, apesar de não ser necessariamente barato.
4. Peugeot iOn - a partir de 30 390 €

Autonomia: 150 km
Capacidade: 16 kWh
Consumo: 125 Wh/km
Velocidade máxima: 150 km/h
A Peugeot tem no iOn um dos carros elétricos mais baratos em Portugal, com o modelo original a ser apresentado em 2010 e, desde então, tendo já recebido algumas melhorias. É muito similar ao C-Zero e iMiEV, tanto em carroçaria como caraterísticas.
Foi concebido para pequenas deslocações dentro da cidade como, por exemplo, a comuta diária entre casa e trabalho. O interior é simples, com os indicadores essenciais, habitáculo bem aproveitado e alguma atenção ao design e acabamentos.
5. Citroën C-Zero - a partir de 30 657 €

Autonomia: 150 km
Capacidade: 16 kWh
Consumo: 125 Wh/km
Velocidade máxima: 130 km/h
O C-Zero da Citroën é um citadino compacto de quatro portas, 100% elétrico e indicado para pequenas deslocações. A versão original foi apresentada em 2010, com algumas atualizações desde então. O destaque vai para o design do habitáculo.
Além de bastante personalizável, o Citroën tem atenção ao design, sendo uma das marcas de carros que agora dá mais ênfase aos elétricos em Portugal. O veículo é simples e funcional, mas o preço não é propriamente competitivo.
6. Peugeot e-208 - a partir de 32 150 €

Autonomia: 340 km
Capacidade: 50 kWh
Consumo: 140 Wh/km
Velocidade máxima: 150 km/h
O e-208 da marca francesa tem três níveis de equipamentos superiores, com a versão mais barata do carro elétrico a ser a Active. As versões Allure, GT Line e GT incluem mais e melhores equipamentos, mas aqui o preço já chega aos 37 650 €.
Entre os novos carros elétricos a chegar a Portugal, este Peugeot apresenta um design atraente, similar aos demais veículos convencionais, mas com toques de sofisticação no interior, acabamentos e tecnologias de apoio ao condutor.
7. Renault Zoe - a partir de 33 210 €

Autonomia (ciclo WLTP): 300 km
Capacidade (da bateria): 41 kWh
Consumo (global): 178 Wh/km
Velocidade máxima: 135 km/h
O Zoe Z.E. 40, sem carga rápida, é o carro elétrico mais barato da Renault que podes comprar em Portugal. Aliás, na versão Flex é possível alugar a bateria por 69 €/mês, consoante o contrato, mas baixando o preço do carro elétrico para 27 410 euros.
Ainda que não seja um dos carros com interior mais bonito, o novo Zoe foi renovado e está mais atraente e moderno. Aliás, as suas linhas minimalistas podem ser o ideal para quem procura um habitáculo simples, mas com os controlos essenciais.
8. Nissan Leaf - a partir de 34 900 €

Autonomia: 270 km
Capacidade: 40 kWh
Consumo: 152 Wh/km
Velocidade máxima: 144 km/h
O Nissan Leaf é um veículo familiar de cinco portas, sendo também um dos elétricos mais populares em Portugal. A versão com bateria de 40 kWh é a opção de entrada, sendo relativamente barato para o segmento e para o setor de carros elétricos.
O carro conta com um design moderno, não muito arrojado, com habitáculo bem aproveitado e consola central familiar. Tem várias tecnologias de assistência à condução, bem como uma boa relação preço / qualidade em 2022.
9. Hyundai Ioniq Electric - a partir de 39 975 €

Autonomia: 280 km
Capacidade: 30,5 kWh
Consumo: 115 Wh/km
Velocidade máxima: 166 km/h
A quem procura carros de 40 000 € indicamos o Ionic Electric da Hyundai como um dos melhores veículos elétricos no mercado em Portugal. Ainda que a capacidade da bateria seja algo reduzida, o carro é muito eficiente e tem boa autonomia.
O design asiático é complementado pelo interior repleto de controlos que povoam o habitáculo e consola central. É bastante espaçoso, com várias tecnologias de assistência à condução e tem uma boa relação preço / qualidade em 2022.
10. Kia E-SOUL - a partir de 43 000 €

Autonomia: 452 km
Capacidade: 67,1 kWh
Consumo: 157 Wh/km
Velocidade máxima: 167 km/h
O E-SOUL da Kia é ótimo para quem procura carros de 40 000 €, sobretudo pela grande autonomia e relação preço / qualidade em Portugal. A fabricante tem feito algumas campanhas promocionais onde reduz consideravelmente o preço do carro.
Trata-se de um veículo 100% elétrico, com espaço para a família, bagageira média e bons acabamentos. O interior tem toques futuristas, com uma grande consola central, com bastante atenção dedicada ao conforto do condutor.
Há mais carros elétricos baratos a chegar ao mercado
Citroën Ami - a partir de 6900 €

Autonomia: 70 km
Capacidade: 5,5 kWh
Consumo: desconhecido
Velocidade máxima: 45 km/h
O Ami da Citroen é um ultracompacto elétrico de dois lugares, criado para mudar o paradigma do transporte dentro das cidades, bem como o preço dos carros elétricos. Com efeito, este será o carro elétrico mais barato a chegar ao mercado em 2020.
O carro elétrico low-cost será comercializado online, com entregas ao domicílio. Com zero emissões e carregável na tomada de casa em 3 horas (0-100%). Em França, o ami estará disponível em prestações mensais de 19,99 €, com entrada inicial de 2 644 €.
Em boa verdade, não é um "carro", mas sim um quadriciclo elétrico que, como tal, não necessita de carta de condução. Poderá ser conduzido por maiores de 16 anos e o seu habitáculo é extremamente simples, reduzido ao estritamente essencial.
Dacia Spring Electric - possivelmente menos de 21 000 €

Autonomia: 200 km
Capacidade: 52 kWh
Consumo: desconhecido
Velocidade máxima: desconhecida
O Spring Electric da Dacia é um dos melhores carros elétricos low cost no mercado em 2022. De acordo com a marca, será o carro elétrico mais barato da Europa, algo que o colocaria abaixo dos 21 000 € dos CITIGOe iV e Mii electric.
Ainda não existe uma data oficial para a sua chegada ao mercado, apesar de a marca ter apontado 2021 como marco. Até lá, sabemos que será um automóvel citadino apesar do aspeto de SUV, 100% elétrico, com design arrojado.
Skoda CITIGOe iV - possivelmente a partir de 21 000 €

Autonomia: 260 km
Capacidade: 36,8 kWh
Consumo: 144 Wh/km
Velocidade máxima: 130 km/h
O CITIGOe iV da Skoda, apresentado em 2019, tem um pack de baterias generoso para o possível preço em Portugal. A construção e design será muito idêntica à dos seus irmãos da Seat e WV, com algumas notas de cor e escolhas da marca.
Espera-se que comece a ser comercializado em meados de 2020, colocando-se como um dos melhores carros pequenos económicos, já 100% elétricos. Para já, contudo, o preço apontado é uma mera estimativa.
Seat Mii electric - possivelmente a partir de 21 000 €

Autonomia: 260 km
Capacidade: 36,8 kWh
Consumo: 144 Wh/km
Velocidade máxima: 130 km/h
A Seat é uma das marcas de carros mais populares em Portugal e com o Mii electric pode ajudar a cimentar os elétricos no nosso mercado. Foi apresentado em maio de 2019 e deve começar a chegar aos consumidores em meados de 2020.
Trata-se de um carro elétrico barato, com uma estimativa de preços capaz de causar sensação em Portugal. Tem boa capacidade de bateria, para o segmento, sendo bastante compacto e indicado para deslocações urbanas.
Se és um entusiasta dos veículos eletrificados, descobre a lista dos carros elétricos com maior autonomia da atualidade. Além disso, vê a seleção dos melhores carros elétricos, são máquinas que vais querer ter!