O mundo prepara-se para ver no dia 25 de junho o primeiro carro que pode mudar o setor automóvel. O Lightyear One será o primeiro carro comercial elétrico que é movido a energia solar e conta com um alcance de autonomia a rondar os 800km.
Pelo menos é o que sabemos antes da sua apresentação oficial. A marca holandesa por trás do novo carro elétrico tem mostrado apenas o que é necessário para aumentar a expectativa. Ou seja, nem o design por completo do carro temos ideia.
O design do carro elétrico movido a energia solar
Ao que as pequenas publicidades parecem mostrar, teremos um carro com um design arrojado e linhas desportivas. A brochura que pode ser baixada no website oficial mostra-nos também um carro espaçoso para a família e toda a sua bagagem.
A brochura também nos diz que o Lightyear One conta com mais de 5 metros quadrados de painéis solares super eficientes que farão com que o carro consiga ter energia mesmo nos dias mais nublados. Até ao momento temos a promessa entre os 600km e 800km num carregamento apenas. Carregamento este que não precisa de ser abastecido durante horas.
Porto a Faro ida e volta a bordo do Lightyear one
Aliás, a empresa holandesa chegou mesmo a olhar para Portugal para nos dar um exemplo. Segundo as informações, o carro conseguiu fazer do Porto a Faro (ida e volta) pela Costa Vicentina sem ter de parar uma única paragem para carregamento. Utilizado só e apenas a energia solar.
Não sabemos os pormenores desta viagem. Temos apenas a informação que se tratou de umas "férias de duas semanas" e que conseguiram aproveitar 9 spots de surf. Uma forma irónica de dizer que não precisavam de parar nos locais de carregamento elétrico.
Preço e disponibilidade
Ainda que não sejam conhecidos os pormenores do motor ou das capacidades de autonomia. Sabemos que o preço não é o mais agradável. O valor do automóvel movido a energia solar é de 119 mil Euros mais taxas. As pré-reservas obrigam os mais excêntricos a depositar 19 mil euros com a promessa que o seu automóvel movido a energia solar estará nas suas mãos apenas em 2021.
O futuro dos automóveis pode passar pela energia solar
Certamente não sou o único que sonha em tal tecnologia. Este carro pode ser mais caro que a concorrência elétrica, porém, sabes que não gastarás em combustível. Não sabemos muitas informações que considero importantes, nomeadamente o valor da manutenção e o tempo de vida dos painéis solares. Ainda assim, acredito que o Lightyear One tem tudo para nos fazer sonhar.
Editores 4gnews recomendam:
- Elon Musk promete plataforma de jogos para os carros da Tesla
- Tesla irá limitar algumas funções do seu piloto automático na Europa
- Car Thing: Spotify vai testar a sua assistente virtual para automóvel