Carregar um carro elétrico em 10 minutos? Caminhamos para isso!

Filipe Alves
Comentar

Os carros elétricos estão na moda, contudo, nem sempre é um mar de rosas. Um dos maiores problemas é, obviamente, o tempo de espera até que a bateria carregue totalmente para que continues a viagem.

Num carro a combustível fóssil, 5 minutos passados numa bomba de gasolina resolvem o problema, porém, os carros elétricos precisam de mais tempo para nos dar, na maior parte das vezes, menos autonomia que um depósito cheio de gasolina.

Nova bateria para carros elétricos que carrega em 10 minutos

Bateria carro

Contudo, Xiao-Guang Yan e os seus colegas de trabalho publicaram um estudo onde conseguem provar que a sua bateria carrega totalmente em 10 minutos. Ademais, fizeram um ciclo de 2500 carregamentos, o equivalente a 800 mil quilómetros e a degradação da bateria não foi muita. Depois de todos os testes a bateria aguentou-se nos 91.7%.

Esta tecnologia é um pouco complexa, porém, consiste em isolar a área de carregamento e rapidamente aquecer a bateria até 60ºC e manter a mesma temperatura durante todo o carregamento.

Carro elétrico

O espaço de 10 minutos é também importante. Com este pequeno espaço de tempo de carregamento faz, basicamente, com que a bateria não gere "lithium plating". Algo que acontece em todas as baterias ao longo de carregamentos demorados e carregamentos em baixas temperaturas. Basicamente, "lithium plating" é sinónimo de uma bateria estragada.

Quando veremos a tecnologia nos carros elétricos

Não será fácil passar do papel para o quotidiano. Até porque quando o assunto são baterias temos de ter um cuidado extra. Escusado será dizer que ter uma bateria a aquecer demasiado rápido e a altas temperaturas, mesmo por pouco espaço de tempo, é perigoso. Tanto para a longevidade da bateria como em possíveis explosões.

Dessa forma, teremos de esperar para ver. Os carros elétricos estão cada vez mais atrativos e é garantido que a tecnologia evoluirá.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.