Canon anuncia o seu primeiro sistema de produção de vídeo de Realidade Virtual

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Chega até ao fim deste ano e trata-se do primeiro sistema de produção de vídeo de Realidade Virtual (RV) da Canon.
O sistema EOS VR da gigante da fotografia vai estar presente numa objetiva RV dedicada e em dois softwares para computador.

Canon EOS VR chega aos utilizadores ainda este ano

O primeiro sistema de produção de vídeo de Realidade Virtual da Canon vai ser integrado em câmaras sem espelho, numa objetiva especialmente concebida para Realidade Virtual e em softwares para PC que vão converter os ficheiros de imagem num ficheiro de Realidade Virtual standard.

De acordo com a marca, este sistema vai chegar aos mercados até ao fim deste ano, mas não tem ainda uma data específica marcada.

A nova objetiva, designada por RF5.2mm f/2.8L Dual Fisheye, tal como o nome indica, inclui duas objetivas olho de peixe capazes de captar vídeo 3D RV a 180 graus. Já a abertura de f/2.8 permite obter imagens brilhantes enquanto que a configuração da objetiva também otimiza a curvatura dos raios de luz para obter um efeito natural.

Todas as características conjugadas, permitem que a nova objetiva Canon com sistema EOS VR capte imagens de Realidade Virtual de 8k a 180 graus.

Softwares para pós-produção de ficheiros de Realidade Virtual

Para facilitar o tratamento e pós-produção das imagens, a Canon anunciou também dois novos softwares, o EOS VR Utility e o EOS VR Plugin para Adobe Premiere Pro, que funcionam através de serviço por assinatura.

O EOS VR Utility permite que os utilizadores convertam imagens em padrão RV e façam pequenas edições nas mesmas, suporta reprodução e corte de imagens RV de 180 graus e ainda converte ficheiros 8K em formatos e tamanhos diferentes.

Por sua vez, o novo EOS VR Plugin para Adobe Premiere Pro permite aos utilizadores realizar edição de imagem com o conhecido software de vídeo da Adobe.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPad Pro receberá uma das principais novidades do iPhone 13 Pro
  • OnePlus 10 Pro receberá atualização desejada na sua câmara
  • Pananasonic Lumix GH6: uma das câmaras mais aguardadas pode já chegar em outubro
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt