Calendário Google: este erro aleatório é provocado pelo teu Gmail

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Calendário Google é uma das ferramentas mais simples e úteis a par do próprio Relógio da Google. Porém, imaginem a seguinte situação. Pegam no smartphone e deparam-se com um evento na app do qual não têm a mínima memória de terem criado. A culpa, pelos vistos, é da própria app e do Gmail.

Infelizmente, é precisamente isso que acontece a alguns utilizadores ao longo dos últimos dias. Ainda que não tenham tampouco criado um evento no calendário, a aplicação tem usado o acesso ao correio do Gmail para criar novos eventos em indicação do utilizador.

Eventos aleatórios no Calendário Google? A culpa é do Gmail

Google Gmail

O resultado? Notificações de eventos criados até ao final do ano, por exemplo, sem que o utilizador tenha dado ordem para tal. Ao que tudo indica, esta situação anómala prende-se com um bug no Calendário Google, que, ao detetar datas e potenciais compromissos no correio eletrónico do Gmail, gera automaticamente eventos no seu calendário.

São eventos falsos, ou pelo menos desprovidos de propósito uma vez que o utilizador não foi tido nem achado na sua criação, sendo assim vazios de propósito. A problemática estará efetivamente relacionada com a apresentação de datas no correio do Gmail.

Eventos aleatórios criados pela aplicação Calendário Google

Y’all, my @googlecalendar has started creating random events based on emails I’ve gotten … only it’s just like, random marketing content and newsletters. What fresh hell is this? pic.twitter.com/9ZWR4Txw9C

— Christina Stephens (@CEStephens) 23 de dezembro de 2022

A problemática foi exposta primeiramente pela utilizadora de Twitter (@CESthephens) demonstrando o seu desagrado para com um calendário cheio de eventos fictícios. Conforme a fonte, os eventos foram criados com base nas datas de eventos presentes em correio informativo como newsletters e outro tipo de material publicitário.

Para além disso, o problema parece afetar sobretudo smartphones Android, dando a entender que o problema reside na aplicação para Android do Calendário e do Gmail. Segundo consta, ao receber determinado tipo de conteúdo no Gmail os eventos detetados são transplantados para o Calendário, sem mais.

Naturalmente, tal como avança também a publicação 9to5Google, o bug está a frustrar os utilizadores. Em muitos casos, as pessoas acabam por ter o seu calendário repleto de eventos a ocupar todo o dia com base em material de marketing recebido no email.

Note-se também que a aplicação Calendário Google envia notificações alertando o respetivo utilizador da data do evento. Em condições normais estes alertas são bem-vindos, mas não no caso de eventos gerados quase que aleatoriamente pela app.

Sem solução definitiva atualmente disponível para os eventos sem sentido

Google Gmail app

Entretanto, se estiverem a sofrer desta mesma sintomática, podem desativar os eventos via Gmail. Para tal, basta aceder às Definições (settings) do Calendário Google, aceder à secção Eventos do Gmail e desmarcar a opção "Apresentar eventos criados automaticamente pelo Gmail no meu calendário".

A Google está a par do sucedido e deverá providenciar uma correção de bugs num futuro próximo. Até lá, pode remediar a situação ao desativar a opção supracirada.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.