Samsung Galaxy S23 chegam em fevereiro e já os podes ver aqui

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A próxima gama de smartphones Samsung Galaxy S23 será um dos maiores lançamentos de 2023. Até ao momento, a fabricante sul-coreana tem vindo a trabalhar no sentido de preparar a apresentação destes produtos que agora ficamos a conhecer em imagens promocionais aparentemente oficiais. Em causa estão os smartphones Android Samsung Galaxy S23+ e Galaxy S23 Ultra.

Ambos os telefones devem ser apresentados entre janeiro e fevereiro do próximo ano. Entretanto, é apenas natural que surjam as primeiras fugas de informação realmente credíveis como a que agora nos brinda com uma compilação de imagens publicitárias deveras convincentes. Ao que tudo indica, estes serão os melhores telemóveis Samsung para o arranque do próximo ano.

Imagens promocionais dos Samsung Galaxy S23

smartphones Samsung Galaxy S23
Imagens promocionais divulgadas com os smartphones Samsung Galaxy S23+ e S23 Ultra.

Conforme avança o leaker Ice Universe (@UniverseIce) os novos telemóveis Samsung serão apresentados a 1 de fevereiro do próximo ano, durante o evento dedicado. Ao que tudo indica, será no seu próximo Samsung Unpacked que ficaremos a conhecer os telemóveis.

Posteriormente, os novos smartphones chegarão ao mercado entre o dia 10 de fevereiro até ao dia 17 de fevereiro, de acordo com esta mesma fonte. Porém, a Samsung ainda não divulgou oficialmente a data para o seu próximo evento Unpacked de 2023, pelo que aguardamos pela sua pronúncia.

Galaxy S23 official propaganda poster, it seems that a large-scale leak is coming soon.source:@91mobiles pic.twitter.com/iRKrOroCcR

— Ice universe (@UniverseIce) 25 de dezembro de 2022

A mesma fonte sugere que uma fuga de informação em larga escala estará para breve após a divulgação destas três imagens promocionais. Note-se que o leak atual foi divulgado em parceria com a publicação 91mobiles que também ajudou a propagar o material em questão.

Gama S23 será composta por três modelos de smartphones Android

OK https://t.co/L3IUCDS5fY

— Ice universe (@UniverseIce) 26 de dezembro de 2022

Conforme dispõe ainda a fonte em apreço, anuindo para com a indicação das capacidades das baterias dos modelos, teremos as seguintes configurações:

  • Samsung Galaxy S23: 3 900 mAh (capacidade) a 25 W (potência de carregamento)
  • Samsung Galaxy S23+: 4 700 mAh a 45 W
  • Samsung Galaxy S23 Ultra: 5 000 mAh a 45 W

Em suma, temos uma capacidade genérica para as baterias destes telemóveis, bem como valores de carregamento rápido perfeitamente medíocres. No entanto, a Samsung sempre jogou pelo seguro no que concerne à potência de carregamento devido a vários fatores, começando pela segurança e terminando no histórico do Note 7.

Esta mesma fonte também debateu alguns dos pormenores da próxima geração de telemóveis Android da Samsung, nomeadamente do sensor auxiliar para a câmara fotográfica.

Em seguida temos o que pode ser o sensor de infravermelhos nas câmaras do atual S22 Ultra (à esquerda) e do próximo Galaxy S23 Ultra (à direita). Porém, o leaker não conseguiu justificar o porquê destas diferenças no suposto novo modelo da marca.

There is one slight difference between the S22 Ultra and the S23 Ultra, the S23U's laser focus sensor IR emitter changes from red to black. I don't yet know what's going on inside. L S22 Ultra R S23 Ultra pic.twitter.com/uI03Dzp6R7

— Ice universe (@UniverseIce) 26 de dezembro de 2022

Esta gama de telemóveis deverá chegar ao mercado global com processadores Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm e não os Exynos da própria Samsung. Tal como já o fazia nos Estados Unidos da América e na China, teremos agora também na Europa os chipsets Qualcomm ao invés dos Exynos desenvolvidos pela marca.

Versão personalizada do Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm

A Samsung deverá empregar uma versão personalizada deste processador topo de gama, ampliando as suas capacidades. Em causa estará um overclock dos núcleos X-3, de alto desempenho, passando de 3,2 GHz na versão padrão para 3,32 GHz na versão empregue e fabricada nas linhas da Samsung.

Because Ultra did not further improve the screen brightness, the regular upgrade of S23 and S23+ has caught up with S23 Ultra, 1750nit,which is a good psychological comfort for S23 and S23+, but it is boring for S23 Ultra users. https://t.co/m6a35FoTRb

— Ice universe (@UniverseIce) 26 de dezembro de 2022

Numa outra tónica, acredito que todos os telemóveis Samsung tenham um mesmo tipo de ecrã de alta resolução, tecnologia AMOLED, com taxa de atualização variável até 120 Hz. Além disso, terão agora um brilho máximo de 1 750 nits nos três modelos.

As câmaras fotográficas destes telemóveis serão triplas nos modelos Samsung Galaxy S23 e Galaxy S23+ (Plus). Porém, tal como no modelo anterior, o modelo Ultra terá um sensor extra para o dotar de melhor ampliação ótica da imagem.

Por fim, temos já algumas métricas e benchmarks dos processadores e respetivos telemóveis. Os resultados apontados em seguida, porém, não denotam grandes diferenças entre a versão base do Snapdragon 8 Gen 2 face à versão personalizada pela Samsung.

Ainda assim, temos que aguardar pela apresentação da versão final para, aí sim, tirarmos conclusões após a respetiva análise.

Because Ultra did not further improve the screen brightness, the regular upgrade of S23 and S23+ has caught up with S23 Ultra, 1750nit,which is a good psychological comfort for S23 and S23+, but it is boring for S23 Ultra users. https://t.co/m6a35FoTRb

— Ice universe (@UniverseIce) 26 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.