Os 8 browsers mais utilizados do mundo em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

São os browsers mais populares e mais utilizados no mundo neste Top 8. Temos ainda as melhores sugestões para quem procura um novo navegador em 2022 com base na rapidez, segurança e da disponibilidade para computadores e dispositivos móveis.

Por browser entenda-se o programa que nos permite navegar pela Internet e encontrar o que queremos, sendo por isso também apelidados de navegadores Web.

Posição Browser Quota (%)
1.º Google Chrome 63,8%
2.º Safari 19,6%
3.º Microsoft Edge 3,99%
4.º Mozilla Firefox 3,91%
5.º Samsung Internet 2,85%
6.º Opera 2,35%
7.º UC Browser 0,94%
8.º Internet Explorer 0,46%

1. Google Chrome é o mais versátil e popularChrome

O Google Chrome vem instalado nos dispositivos móveis Android e é realmente uma excelente opção para smartphones, tablets e computadores, sendo o mais popular.

É compatível com todas as plataformas e equipamentos, sendo uma solução intuitiva em que podemos fazer pesquisas logo a partir da barra de endereços.

Gostamos ainda da simplicidade da interface, com os elementos necessários, mas sem ruído desnecessário. Prima também pela sincronização entre os dispositivos suportados.

Não gostamos do tamanho dos ficheiros de sistema, ou da tendência para utilizar mais recursos como memória RAM do que outros navegadores

Destaques:
👍 Compatibilidade entre plataformas e dispositivos do ecossistema
👍 Sincronização automática via conta Google
👍 Simplicidade e familiaridade de toda a UI
👍 Pesquisa através da barra de endereços
❌Versão para computadores não é tão rápida como a versão móvel
❌Tendência para consumir bastantes recursos do sistema

Através do benchmark Basemark, o Google Chrome para Android obteve a melhor pontuação, com 369.39 pontos na média de 3 testes, sem outras outras apps ou separadores abertos. É o browser mais usado com 63,8% do mercado.

Download do Google Chrome

2. Safari é o melhor para o ecossistema AppleSafari

O Safari é o melhor browser para computadores Mac e dispositivos móveis iOS. Trata-se de uma solução desenvolvida pela Apple especificamente para as suas máquinas e isso é digno de nota.

É o navegador mais rápido a abrir páginas nos dispositivos macOS, com a lista de leitura e marcadores intuitivos, ainda que não seja possível personalizar a sua barra de ferramentas.

Já vem instalado nos dispositivos móveis da Apple com o iPhone e iPad, tal como nos computadores macOS. Algo que o torna num dos navegadores mais usados atualmente.

Destaques:
👍Concebido de raiz para dispositivos Apple
👍Browser muito rápido a abrir páginas, seja em macOS ou iOS
👍Intuitivo, de utilização simples e prática
❌Pouco personalizável ao nível das barras de ferramentas
❌É possível usar a Siri no Safari para iOS, não para macOS

Com o macOS Monterey tornou-se ainda mais seguro, tal como no iOS 15 para dispositivos móveis. Com 396,05 pontos na Basemark é a melhor opção para o ecossistema Apple. É o segundo browser mais utilizado com 19,6% de quota de mercado.

Download do Safari

3. Edge pelo ecossistema da MicrosoftEdege IE

O browser Edge veio substituir o Internet Explorer e tem muito potencial. O “novo” Edge’, baseado no Chromium, está ainda a ser desenvolvido, mas já pode ser testado na versão beta. Curiosamente, conta com a mesma quota de mercado do Internet Explorer.

O navegador pode ser utilizado em todas as plataformas, do Windows ao macOS, tem atualizações frequentes. Já para mobile, a atual versão para Android é realmente rápida. A nova versão, em construção, já é baseada no Chromium.

Tem uma UI familiar a qualquer utilizador Windows, o modo privado (InPrivate), várias opções de personalização e a possibilidade de sincronização com a conta Microsoft.

Destaques:
👍Já vem instalado nos computadores Windows
👍UI familiar e bastante intuitiva, ainda que algo saturada
👍Versão para computadores está a ser reconstruida
👍Versão mobile é rápida, familiar e com várias opções
❌Não há, para já, uma equivalência entre ambas as versões

A versão do Edge para Android teve 340,52 pontos na Basemark. É uma alternativa a considerar para quem preferir o design do ecossistema Windows. É o terceiro browser mais utilizado em 2022 com 3,99% de quota de mercado.

Download do Edge

4. Mozilla Firefox é o browser mais rápidoMozilla

O Firefox da Mozilla é um dos navegadores mais rápidos de 2022, além de se destacar por bloquear malware eficazmente. Conta ainda com um modo de navegação focado na privacidade.

O browser é compatível com computadores Mac e Windows, além de dispositivos móveis Android e iOS, mantendo a velocidade e capacidades de proteção em todas as plataformas.

Consegue ainda sincronizar palavras-passe, marcadores e histórico de pesquisas em todos os dispositivos. É uma solução estável, rápida e segura, com uma UI intuitiva e pragmática.

Destaques:
👍Navegação rápida pela Web
👍Capaz de bloquear eficazmente Malware
👍Modo de navegação privada + Proteção contra monitorização
❌Apresenta (alguma) publicidade na página inicial
❌Não é fácil encontrar os marcadores

Não gostamos da publicidade apresentada ao abrir o browser e questionamos algumas escolhas da sua UI. No teste da Basemark, o Firefox para Android obteve 240,14 pontos. É o quarto browser mais usado em 2022, com 3,91% de quota.

Download do Firefox

5. Samsung Internet é uma boa alternativa em 2021Samsung

O browser padrão dos dispositivos móveis Samsung esconde vários trunfos como um ótimo gestor de transferências, além de ser bastante rápido, com uma UI simples e útil.

Só está disponível para smartphones e tablets Android, mas ainda assim é um dos mais usados em 2022 tendo em conta a popularidade dos dispositivos Samsung.

Tem ícones de acesso rápido para o histórico, abrir novos separadores, marcadores, além de uma versão para ambiente de trabalho. É realmente completo e bastante personalizável.

Destaques:
👍Modo de anti-monitorização inteligente
👍Bom controlo sobre a privacidade e segurança
👍Ótimo gestor de transferências
👍Relativamente rápido, muito completo e versátil
👍Rápido e muito otimizado para mobile
❌Só está disponível para dispositivos móveis Android

O Samsung Internet obteve 368,87 pontos na Basemark, comprovando a sua eficácia e rapidez nos dispositivos móveis. É uma boa alternativa mobile ao Google Chrome. É o quinto browser mais usado em 2022, com 2,85% de quota de mercado.

Download do Samsung Internet

6. Opera é o browser com VPN grátis incluídaOpera

Há algo de familiar no Opera, sobretudo na versão para computadores, uma vez que partilha vários traços com o Chrome. No entanto, acrescenta uma útil barra lateral.

É muito fácil encontrar os marcadores e podemos até esconder esta barra, optando por menus tradicionais. Como um todo, o Opera é recomendável e muito completo.

Destacamos a VPN incluída, ou a boa rapidez geral do navegador. Temos ainda um bloqueador de publicidade e de sites não reconhecidos, em mobile e no computador.

Destaques:
👍Barra de endereços pode ser usada para fazer pesquisas
👍Barra lateral para organização de marcadores / favoritos, etc
👍VPN incluída e versões otimizadas para mobile
❌Existem navegadores mais rápidos
❌UI inovadora, mas pode ser confusa para alguns utilizadores

A versão mais popular do Opera para Android teve 346,22 pontos na Basemark, ficando aquém das outras opções mobile. É o sexto browser mais utilizado em 2022 com 2,35% de quota de mercado.

Download do Opera

7. UC Browser, a evitar!UC

Criado pela UCWeb, empresa detida pela gigante Alibaba, o UC Browser é um navegador extremamente popular, mas só podemos recomendar a sua remoção do teu dispositivo móvel. O navegador foi utilizado como porta para intejar malware nos dispositivos.

O caso foi exposto pela Reuters e, pouco depois, a Google removeu esta aplicação da sua Play Store. Ainda assim, continua a figurar na lista dos browsers mais usados de 2022, ainda muito popular nas regiões asiáticas.

Os detalhes e razões para removeres o UC Browser do teu equipamento foram dados a conhecer na 4gnews.

8. Internet Explorer ainda vive!

Edege IE

Presente nos computadores Windows mais antigos, este navegador já descontinuado conta ainda com uma considerável quota de mercado. Ainda que esta tenha vindo a diminuir, para já é equiparada ao "novo IE", com 0,46% de quota de mercado.

A versão 11 do Internet Explorer é uma das mais populares e acreditamos que continue a marcar presença nos computadores mais antigos. No entanto, gradualmente tornar-se-á obsoleto.

DuckDuckGo é a alternativa para mais privacidade onlineDDG

O motor de busca “anti-Google” foca-se na privacidade do utilizador, garantindo não colher dados deste. Para quem procura o browser mais seguro, esta é uma opção a considerar.

Está disponível para Android e iOS, simplificando a navegação na Internet e a proteção dos dados do utilizador. Temos também as extensões do DDG computadores Windows e Mac.

Este navegador garante ligações encriptadas (HTTPS) e vai ao ponto de atribuir uma avaliação a cada site que queremos visitar com base na “fome” pelos nossos dados.

Destaques:
👍Garante a proteção de dados e privacidade online
👍Simples de utilizar, bastando instalar nos dispositivos móveis
👍Tem extensões com o mesmo efeito para o Chrome e Firefox
❌Não está disponível, como browser, para Windows ou Mac

Com 363,89 pontos na Basemark, é um browser rápido para Android. Para quem procura a máxima proteção ao menor esforço, o DDG é a solução, através do navegador para mobile, ou das extensões.

Download do DuckDuck Go

Brave Browser para um novo sistema de publicidade e BATBrave

O navegador de internet Brave visa manter o utilizador a salvo dos trackers, além de bloquear todas as publicidades por predefinição, algo que o torna extremamente rápido.

Já para não privar completamente os sites desta monetização, o Brave tem um sistema de tokens, os Brave Rewards que o utilizador pode atribuir aos responsáveis pelos sites.

Está disponível para todas as plataformas, do Android, iOS, ao Windows e Mac, sendo menos técnico que o DuckDuckGo e, por isso, mais recomendável ao utilizador comum.

Destaques:
👍Um dos navegadores mais rápidos de 2022
👍Bloqueia automaticamente todas as publicidades
👍Interface intuitiva, com várias opções de controlo e personalização
👍Disponível para Android, iOS, Windows e Mac
👍Visa criar uma nova plataforma de publicidade que respeita a privacidade

O Brave obteve um total de 354,83 pontos na Basemark e pelo leque de capacidades é uma alternativa muito recomendável, sobretudo pelo garante de privacidade e possibilidade de premiar "bons" sites.

Download do Brave

Browser Vivaldi para a maior personalizaçãoVivaldi

O navegador Vivaldi é único. Assim que o instalamos e abrimos pela primeira vez, somos convidados a personalizar a página inicial com cartões para os nossos sites favoritos.

Isto faz com que o utilizador tenha sempre ao seu dispor, ao abrir o browser, um acesso rápido aquilo que mais costuma ver, ou que definiu como sendo preferencial.

A personalização vai mais além com a escolha do local para a barra de endereços, abas abertas, marcadores, ainda que nem tudo isto esteja disponível na versão mobile.

Destaques:
👍A maior personalização dos elementos da UI
👍Configurável em vários níveis para uma experiência única
👍Modo privado em que o DuckDuckGo é o motor de busca utilizado
❌Disponível para Windows e Mac mas com a versão mobile ainda em Beta

Se a personalização for a prioridade, o Vivaldi é a solução, com 371,1 pontos na Basemark. Vale ainda frisar que a versão para Android ainda está na versão beta, mas já uma opção viável.

Download do Vivaldi

Tor para segurança e anonimato onlineTOR

Para quem necessita da maior privacidade e segurança online, o navegador Tor é a melhor opção. Através de três camadas de encriptação, a garantia de anonimato online é forte.

Os dados do utilizador estão assim protegidos, sendo feitos circular por três servidores espalhados pelo mundo, isto de forma a confundir qualquer tracker online.

Importa frisar que a navegação através do Tor não é rápida. Aceder a websites demora consideravelmente mais do que através de outro browser devido às camadas de segurança.

Destaques:
👍O maior garante de segurança e anonimato online
👍Várias camadas de encriptação e servidores independentes
👍Disponível para Windows, Mac e Android
❌Navegação mais lenta na rede Tor

A prioridade do browser é garantir o anonimato do utilizador e, neste ponto, é a melhor opção desta lista. Por outro lado, não é indicado para quem quer uma navegação rápida.

Download do Tor

À redação deste artigo assistiram dados da Statcounter e da Basemark. Vê ainda as redes sociais mais usadas em Portugal e fica também a conhecer as melhores soluções de VPN grátis e a funcionar atualmente!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.