Botão e extensão de pesquisa web no ChatGPT já estão em Portugal para todos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Desde que a OpenAI lançou a ferramenta de pesquisa na web para os assinantes pagos do ChatGPT, ficamos ansiosos por experimentar o recurso e saber quando estaria disponível para os utilizadores da versão gratuita. E já chegou!

Os utilizadores em Portugal podem agora realizar pesquisas diretamente no ChatGPT, que já inclui um botão exclusivo para o efeito e até uma extensão para integrar a funcionalidade no Google Chrome. Já testamos o novo recurso e temos de dizer: não desiludiu.

O Google que se cuide

ChatGPT Search
Imagem: Divulgação / OpenAI

Desde o seu lançamento, o ChatGPT manteve-se na vanguarda das inovações no que diz respeito às ferramentas de Inteligência Artificial. Mesmo com a chegada de vários outros assistentes de IA, a plataforma da OpenAI continuou a ser uma das mais utilizadas, introduzindo sempre novos recursos. Agora, oficializou uma funcionalidade há muito aguardada: a pesquisa na web.

Se tens uma conta no ChatGPT (a única exigência para utilizares a pesquisa na web), podes realizar uma pesquisa comum online apenas clicando no botão/símbolo de planeta na caixa de mensagens. O ChatGPT apresentará a resposta e as fontes onde encontrou as informações, seja através de links para artigos ou até vídeos que podes assistir diretamente na plataforma da OpenAI.

Como é possível ver na captura de ecrã abaixo, cada parte da resposta do ChatGPT inclui um link para a fonte onde encontrou essa informação. O utilizador pode verificar a fonte clicando no pequeno botão ao lado das respostas ou consultar a lista completa de fontes ao clicar em "fontes" no final da resposta do chatbot. Este botão abrirá a lista, que aparece na coluna à direita na imagem acima.

chatGPT busca
Imagem: captura de ecrã / 4gnews

De acordo com a OpenAI, as vantagens do novo recurso residem precisamente em combinar a linguagem natural e a capacidade de aprendizagem do ChatGPT com as informações que a pesquisa encontra para os utilizadores.

"O ChatGPT permite obter respostas rápidas e oportunas com links para as fontes relevantes na web, que anteriormente exigiriam que fosse a um motor de busca. Isto combina os benefícios de uma interface de linguagem natural com o valor de resultados desportivos atualizados, notícias, cotações de ações e muito mais. As conversas agora também incluem links para fontes, como artigos de notícias e posts de blog, oferecendo-lhe uma forma de aprender mais", descreve a empresa.

E a nova capacidade de pesquisa da IA, de facto, vai mais além e adiciona novas camadas de informações até mesmo a outros pedidos que lhe fazemos. Por exemplo, enviei um parágrafo de um texto ao ChatGPT (versão gratuita) e pedi-lhe que o traduzisse para português. Além de me fornecer o texto traduzido, apresentou sugestões de correções nas informações do texto e incluiu o link da fonte onde encontrou esses dados possivelmente mais precisos.

Extensão e modo Advanced Voice

chatgpt busca
Imagem: Divulgação / OpenAI

Para oficializar o ChatGPT Search como o teu novo motor de busca, a OpenAI também introduziu uma extensão, que podes instalar no Google Chrome. Dessa forma, poderás realizar a pesquisa sem precisar aceder diretamente ao ChatGPT.

Podes encontrar a extensão ao clicares na bolinha com as tuas iniciais na parte superior direita do ChatGPT. Depois, clica em "Obter a extensão de pesquisa do ChatGPT". A partir daí, o ChatGPT redirecionar-te-á para a página de instalação da extensão. Com a extensão instalada, o utilizador pode fazer a pesquisa no ChatGPT Search diretamente na barra de URL do Chrome.

ChatGPT busca
Imagem: Divulgação / OpenAI

A OpenAI também integrou o ChatGPT Search ao modo Advanced Voice, que agora está disponível para todos os utilizadores. Isso significa que o assistente de voz do ChatGPT também poderá realizar pesquisas na web e fornecer respostas mais precisas em tempo real, com as fontes adequadas.

Todo esse esforço vem acompanhado das parcerias com os principais fornecedores de notícias e dados, conforme explicou a página Phone Arena.

Até então, eu usava o ChatGPT no computador, mas o Gemini ainda era o meu assistente de IA mais utilizado no telemóvel. No entanto, com os novos recursos do ChatGPT Search (que incluem até a adição de mapas na aplicação), com certeza vou testar a ferramenta da OpenAI como o meu novo assistente.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.