Jornadas de Comunicação do IPP
Jornadas de Comunicação do IPP – Painel dos Blogs

Actualmente, todos os assuntos pertinentes são debatidos nas redes sociais (Facebook, Instagram, Blogs, etc). Para que uma marca cresça e permaneça precisa de deixar a sua “marca” no mundo online. Não podendo simplesmente ignorar os Blogs e demais influenciadores digitais.

Uma das formas é fazerem chegar os seus produtos aos novos “influenciadores digitais” que, ousadamente, mudam dia-a-dia as regras do jogo. Essa mudança adveio da crescente popularidade,  que conquistaram nas redes sociais, enquanto potenciais pioneiros do mercado e da opinião pública.

As marcas analisaram e implementaram uma estratégia de marketing e de publicidade, assim como de permanência no seu ramo através da divulgação dos seus produtos, na voz dos “influenciadores” e respectivas plataformas.

   

No entanto, qual a verdadeira estratégia que esta por detrás desta fama e sucesso sabendo que são cada vez mais recorrentes estes meios promocionais. Como manter a transparência, integridade e a honestidade dos Blogs ?

Todo este desassossego despertou nos alunos da ESECS IP enquanto jornalistas ou comunicadores, a necessidade de debater esta temática cada vez mais recorrente. Por isso, as mentes criadoras desta intervenção/apresentação criaram as Jornadas da Comunicação, que já vai na sua vigésima primeira edição.

Qual o potencial das relações entre estes promotores e as marcas? A que nível essas relações podem ser potencializadas? E até que ponto as mesmas são lucrativas para a marca e para os Blogs ?

Para responder a estas questões, as Jornadas da Comunicação convidaram a 4gnews, na voz de Rui Bacelar, na companhia do ” Mercado do Homem”, na voz de João Rico e do “Pinguim sem Asas” na voz de Ricardo Rodrigues.

Influenciadores Digitais

Blogs
Ricardo Rodrigues (esquerda) e João Rico (direita)

A mente criativa por trás do Mercado do Homem centra-se na temática de moda e lifestyle divulgada maioritariamente no instagram, e complementada com o blog, escrito em inglês.

Na voz de João Rico” Estamos a expor aquilo que somos, do que gostamos e da nossa vida pessoal(…) Quando se faz selecção dos conteúdos partilhados tem que se ter algum interesse para os que nos seguem ”

Relativamente à ética” Nem todos os bloggers fazem o mesmo, e infelizmente nem todos os bloggers são sinceros quanto ao produto. Quando é patrocinado tudo é questionável (…) Temos que ser criteriosos nos artigos, se são analisados de acordo com os nossos critérios. Senão torna-se um artigo de spam. Pode ser uma má gestão do artigo que se publica”
O autor do Pinguim sem Asas, formado em Farmácia, tem dado voz aos homens modernos portugueses em temáticas como lifestyle, cosmética e moda.

Na voz de Ricardo Rodrigues ” Temos acesso aos números e visualizações, por isso temos a sensibilidade em saber o que mais procuram (…) Publicar só por publicar e não contribuir para nada, pura e simplesmente não publico(…) A publicidade tem que ser discreta e não excessiva”

Na voz de Rui Bacelar ” Relativamente aos artigos pagos, tentamos ser meramente expositivos, nunca tivemos uma review patrocinada. Tentamos ser claros quando são promoções porque podem por em perigo a nossa marca, a nossa identidade, algo que defendemos a todo o custo. Já fomos olhados com desconfiança por muitas marcas, pura e simplesmente por fazemos uma critica construtiva e por desafiar a lisonja comum e vulgar”.

O ponto central do debate: Blogs e marcas e a sua correlação

Enquanto comunicadora, aceitei o convite para fazer a cobertura deste evento. A atmosfera que se viveu naquele auditório foi algo inexplicável. Viram-se e ouviram-se três comunicadores, com diferentes visões e receptivos a todo o tipo de perguntas. Sendo estas por vezes, vindas de olhares desconfiados, evidenciando sempre a ética e a conduta moral que se deve ter enquanto blogger, para que a nossa credibilidade não seja questionada.
Os Blogs começam a ser vistos como um mero caderno de opiniões, uma visão pouco justa mas que reflecte a escassez de vontade e tempo para lermos tudo o que um blogger publica.

Sentimos que o público quer algo mais sucinto, algo que acrescente valor ou produtividade ao seu dia. Notícias, Dicas, Guias e Tutoriais foram os temas mais referidos pelo auditório repleto de jovens estudantes.

Infelizmente, já existem várias pipocas menos doces. No entanto, os comunicadores mostraram-se fieis aos seus valores enquanto bloggers, preservando sempre o seu código de conduta e transparência para com o público. Aliás sem os nossos valores, personificado na nossa identidade, quem somos realmente e qual a “marca” que deixamos neste mundo?.

“As nossas crenças transformam-se em pensamentos, os pensamentos em palavras, as palavras tornam-se em acções e estas acções repetidas tornam-se em hábitos. E estes hábitos formam os nossos valores e esses determinam nosso destino”. Mahatma Gandhi

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