BlackBerry Secure: empresa está a desenvolver a sua versão do Android

Carlos Oliveira
BlackBerry Secure Android
BlackBerry Secure será uma versão modificada do Android

A BlackBerry sempre foi conhecida pela excelência do seu software em termos de segurança. Mesmo depois de ter renascido para o mercado com base no sistema operativo Android, o seu software continuou a contar com algumas modificações por parte da marca. Mas a empresa canadiana quer ir ainda mais longe lançado a sua própria versão do Android, conhecida como BlackBerry Secure.

Os últimos smartphones apresentados com a marca BlackBerry contam com uma das versões mais limpas do sistema operativo da Google. Ainda assim, existem pequenos pormenores de segurança desenvolvidos pela empresa canadiana que não poderás encontrar em qualquer outro equipamento do mercado.

Vê ainda: LineageOS 15 trará o Android Oreo a todos estes smartphones!

No entanto, este paradigma poderá mudar em breve com a chegada do BlackBerry Secure. Segundo um recente relatório, a empresa canadiana está a desenvolver um novo sistema operativo tendo como base o famoso Android.

Blackberry priv

Sendo este último um sistema operativo de código aberto, é possível a qualquer um pegar no seu código fonte e adaptá-lo da forma que bem entender. Será precisamente isso que a empresa canadiana irá fazer. Esta irá pegar na base do Android e adicionar-lhe algumas das suas próprias ferramentas de segurança, nascendo desta forma o BlackBerry Secure.

O mais interessante de tudo isto é que o mesmo poderá vir a ser utilizado em outros smartphones. A BlackBerry não irá fazer deste seu novo sistema operativo um exclusivo dos seus equipamentos.

BlackBerry Secure baseado no Android poderá ser licenciado a outras marcas

Com efeito, está nos planos da empresa licenciar o seu novo SO a outras OEM´s, permitindo a estas lançar equipamentos para o mercado com este sistema operativo desenvolvido com um maior foco na segurança dos seus utilizadores.

Não é ainda claro quando é que este novo sistema operativo poderá chegar ao mercado. Apenas foi avançado pela fonte que o mesmo deverá chegar ao mercado brevemente.

Será que a BlackBerry irá reinventar por completo a sua ideologia do Android? Ou, por outro lado, este Secure será apenas uma nova designação para o software que temos visto nos equipamentos mais recentes da marca? As respostas a estas interrogações deverão chegar em breve.

Outros assuntos relevantes:

Nokia 6 – Smartphone Android chega a Portugal com argumentos de peso!

Bastava a câmara para que o Samsung Galaxy Note8 fosse especial!

Demo do Pro Evolution Soccer (PES) 2018 terá 12 equipas e 2 estádios

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.