Ao que tudo indica, o Android 15 vai introduzir mudanças de bateria para os telemóveis da Google Pixel. Na prática, isto quer dizer que deverá haver um recurso que serve para limitar a carga a 80%, com o foco de prolongar a vida útil da bateria.
O problema é que isto não é nada daquilo que os utilizadores de telemóveis Google Pixel estariam à espera. Assim é, porque são várias as queixas em relação à bateria dos telemóveis. Ao limitá-la, esta deverá ficar ainda menos satisfatória.
O recurso de limitação a 80% de bateria foi encontrada em código fonte
Não são grandes notícias para os users de Google Pixel, na verdade não melhora a autonomia do telemóvel, até a pode reduzir. Segundo a Android Police, o recurso em questão já foi encontrado em testes do Android 15, pelo que é bem possível que seja uma realidade.
Com base naquilo que foi apurado através do código fonte desta ferramenta, viu-se que deverá aparecer um botão que permite limitar a bateria a 80%. Não é de esperar que esse valor seja ajustável.
Se olharmos para a concorrência, facilmente percebemos que a situação não é bem assim. Nos telemóveis da Samsung e iPhones da Apple, consegues fazer esse mesmo ajuste para 85% ou 90%. Parecendo que não, já é uma diferença considerável.
Deverás receber notificação no Pixel a avisar-te da ferramenta
Sobre o mesmo tema, os nossos colegas da Android Authority explicam que os utilizadores vão receber uma notificação sobre isso mesmo. De forma a “convencer-te” a usar a funcionalidade em questão, o call-to-action deverá realçar o quão bem esta faz à saúde do telemóvel.
Na prática, esta situação faz lembrar aquela máxima popular que nos diz que “para tapar de um lado, destapamos do outro”. Efetivamente, usar o recurso pode proteger a bateria, mas por um lado o tempo de uso fica ainda mais curto.
Desta forma, fica difícil ter o melhor dos dois mundos. Ainda assim, terás sempre nas tuas mãos o poder de decidir se o queres usar ou não.