Atualização em monitores de tornozelo deixa centenas de criminosos "à solta"

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Já estamos habituados aos problemas trazidos muitas vezes pelas atualizações de software nos nossos smartphones. No entanto, por muito frustrante que isso seja, em nada se compara ao insólito acontecimento na Holanda. Após uma atualização de software defeituosa, centenas de monitores de tornozelo deixaram simplesmente de funcionar, deixando assim os criminosos "à solta".

Na sua essência, a atualização lançada para os dispositivos, tornou impossível a sua comunicação com o Departamento de Justiça. Por consequência, as autoridades ficaram sem qualquer ferramenta para conseguir controlar a localização de suspeitos.

Assim que foi identificado o problema com os monitores de tornozelo, o governo apressou-se a lançar para o terreno equipas com o objetivo de temporariamente realizar a detenção dos suspeitos mais perigosos.

Além disso, a polícia recebeu instrução para visitar ou entrar em contacto com os restantes afetados por esta atualização defeituosa. Considerando a seriedade deste acontecimento, é importante realçar que o governo holandês conseguiu resolver o problema ainda no mesmo dia.

Afinal não são só os smartphones a receber atualizações feitas 'em cima do joelho'

É inacreditável como é possível este tipo de situação acontecer. Não nos podemos esquecer que estes monitores de tornozelo servem para controlar suspeitos de terem cometido os mais variados crimes. Ou seja, caso estes dispositivos deixem de funcionar, podem colocar toda a comunidade envolvente em risco.

Considerando que este glitch aconteceu literalmente devido a uma atualização defeituosa, seria de esperar que as autoridades testassem atualizações antes de lançar para os monitores no ativo. Poucas horas depois do primeiro comunicado oficial, oficiais do governo holandês informaram que o sistema já estava operacional.

Por fim, é também importante realçar que esta não é a primeira vez que este problema acontece na Holanda. Em 2018 perdeu-se também o contacto com mais de 700 suspeitos, mas desta feita devido a falhas no serviço de rede móvel. Com todos estes problemas, não seria má ideia colocar em prática medidas de contenção para evitar problemas de maior seriedade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Oukitel K9 traz ecrã e bateria massivos por menos de 200 euros
  • Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas estão a crescer consideravelmente nos últimos dias
  • Vais viajar nestas férias? Vais adorar a nova funcionalidade do Google Maps!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.