Atenção! TikTok apanhada a 'roubar' informação privada de milhões de utilizadores!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A popular aplicação TikTok está envolvida em mais um escândalo relacionado com a privacidade dos seus utilizadores. Agora, enfrenta um processo jurídico iniciado pelo estado da Califórnia, Estados Unidos.

Essencialmente, a aplicação (e respetiva empresa) está a recolher e armazenar grandes quantidades de informação privada dos seus utilizadores em servidores na China.

TikTok conseguiu quebrar todas as regras básicas de privacidade

Já foram muitos os casos em que redes sociais foram acusadas de não respeitar a privacidade dos seus utilizadores, mas a TikTok consegue levar esta violação para níveis extremos.

Por exemplo, todos os vídeos capturados com a App, são enviados para servidores na China mesmo antes de serem guardados como rascunho. Além disso, existe ainda a possibilidade de que a empresa consegue recolher dados biométricos dos seus utilizadores, sempre que as suas caras aparecem perto o suficiente da câmara nos vídeos.

Uma estudante universitária em Palo Alto, Califórnia, está também a processar a empresa ByteDance por violarem inúmeras leis americanas relacionadas com fraude e privacidade. De acordo com Misty Hong, fez o download da aplicação em abril deste ano, mas nunca criou uma conta.

No entanto, para a sua surpresa, descobriu alguns meses depois que a TikTok tinha criado uma conta para ela. Misty foi mais longe e criou alguns vídeos, mas nunca os publicou ou até mesmo gravou como rascunho. Ainda assim, conseguiu provar que a TikTok se apoderou dos seus vídeos e da sua informação e enviou para servidores na China.

O processo afirma ainda que mesmo depois da aplicação ser fechada, continua a conseguir armazenar informações sobre os utilizadores, incluindo informações biométricas.

Certamente que ainda irá demorar algum tempo até que este processo fique perto de concluído. No entanto, parece óbvio que não vais querer ter a aplicação TikTok instalada no teu smartphone!

Editores 4gnews recomendam:

  • Google já removeu mais de 300 publicidades de Donald Trump! Mas não sabemos porquê
  • Facebook vai lançar ferramenta perfeita para interagir com o Google Fotos
  • Twitter vai ficar mais parecido com o Reddit! Entende como
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.