Atenção: Netflix e YouTube podem ser limitados ou bloqueados a partir de segunda-feira

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como avança a agência Lusa, a partir desta segunda-feira os operadores de telecomunicações passam a poder limitar ou mesmo bloquear “o acesso de serviços não essenciais à banda larga de internet”.

Tal só vai acontecer caso seja necessário proteger “serviços críticos do Estado”, e quem pode sofrer com isso são as plataformas de streaming. Ou seja, serviços como a Netflix (e semelhantes), bem como o sinal de videojogos “podem vir a ser bloqueados” caso seja necessário “assegurar a continuidade dos serviços de comunicações eletrónicas aos hospitais ou às forças de segurança”.

Assim como a 4gnews noticiou, esta já é uma medida prevista no mais recente estado de emergência de 14 de janeiro. E recorde-se que já em março do ano passado foi realizado algo semelhante, com limitações à resolução de serviços como o YouTube ou Netflix de forma a serem prestados os “serviços mínimos” sem sobressaltos.

Medida entra em vigor às 00h de 15 de fevereiro

O despacho do Governo foi publicado este sábado em Diário da República. E tal como indicado no documento, esta medida vai entrar em vigor às 00h de 15 de fevereiro, segunda-feira.

"Voltando o país a viver um contexto de emergência de saúde pública, agravado em relação à situação precedente, afigura-se essencial assegurar a prestação ininterrupta de tais serviços críticos à população em geral, genericamente sujeita a situação de permanência nas suas residências, com impacto direto e significativo nas exigências de gestão da capacidade das redes fixas e móveis de suporte aos serviços de comunicações eletrónicas", pode ler-se no documento do governo.

Desta forma, existirão categorias de tráfego com uma “ordem decrescente de prioridades”. Os serviços essenciais como o Ministério da Saúde ou SIRESP estarão no topo da pirâmide. Logo abaixo vêm os restantes serviços públicos, como o site da Segurança Social ou o Portal da Finanças.

Além da direção do tráfego, os serviços descritos também terão prioridade caso exista alguma avaria. Deve assim ser dada “prioridade à resolução de avarias e perturbações nas redes e serviços de comunicações eletrónicas" dos serviços acima referidos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Stadia: prepara-te para 100 novos jogos em 2021
  • Smartwatch do Facebook com Android da Google está a caminho
  • WhatsApp: o melhor truque para que nunca te ignorem
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.