Atenção: Facebook está a usar a tua câmara enquanto deslizas no feed (vídeo)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Mais uma polémica para a maior rede social do mundo. De acordo com alguns utilizadores, o Facebook está a ligar a tua câmara enquanto que fazes o típico scrool (deslize) no feed de notícias da aplicação.

Para já a situação foi reportada apenas nos iPhones, contudo, dado o passado do Facebook não admira que a aplicação possa também estar a utilizar esta medida no sistema Android. Esta situação só foi "apanhada" devido a um Bug da aplicação que mostrou o uso indevido da câmara nos iPhones.

Vídeo mostra como tudo acontece

Este bug mostra-nos exatamente o que se está a passar. O utilizador está a deslizar no feed quando em certa altura, ao clicar numa imagem a aplicação tem um pequeno bug que lhe mostra que o Facebook está, de facto, a utilizar a câmara por trás da aplicação. Isto claro, sem que o utilizador tenha a noção.

Vale a pena salientar que esta situação só foi apanhada em algumas versões do iOS, ainda assim, nada nos garante que o Bug tenha sido resolvido noutras versões e o Facebook continue a utilizar a câmara sem o teu conhecimento. Ou seja, o Bug não é o Facebook abrir a câmara. O Bug é a câmara ter sido mostrada ao utilizador.

Permissões do Facebook são fundamentais para evitar isso

Se não queres correr o risco do Facebook te ligar a câmara sem o teu conhecimento enquanto estás a deslizar no feed da aplicação, a melhor forma que tens de o prevenir é não dar ao Facebook a permissão da câmara.

Se já o fizeste, podes ir às definições do teu smartphone (Android ou iOS), ir às aplicações, seguidamente à do Facebook e retirar esse acesso.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi lidera o segundo maior mercado do mundo, mas é outra marca que surpreende!
  • WhatsApp está a banir utilizadores sem dó nem piedade!
  • Samsung Galaxy Fold ficará ainda mais futurista com a nova versão!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.