Atenção! Desinstala estas apps caso as tenhas no teu Android!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

É possível que já tenhas instalado alguma aplicação para transferir vídeos ou áudios do YouTube. Caso algumas dessas aplicações seja o Snaptube ou Vidmate, recomendamos a sua imediata desinstalação pois, de acordo com a empresa de segurança Upstream, as apps trazem malware.

A Upstream relata que a aplicação Snaptube e a semelhante Vidmate estão a exibir comportamentos nocivos para o utilizador. Os mesmos incluem cliques em anúncios, compras sem autorização do utilizador, anúncios invisíveis e visitas a sites para gerar visualizações e receitas para os autores do software malicioso.

snaptube

A empresa de segurança acrescenta ainda que a maioria dos utilizadores afetados estão localizados na Europa. Assim sendo, dá uma vista de olhos no teu telemóvel e desinstala o Snaptube e Vidmate, para que não sejas afetado pelos mencionados malwares.

Caso tenhas algumas destas apps, verifica os movimentos na tua conta da Google Play Store, após a desinstalação. Caso tenhas algum cartão de crédito ou conta da Paypal associada à loja de aplicações, verifica também possíveis movimentos desconhecidos.

Cuidado com as aplicações de transferências do YouTube

A verdade é que já todos tivemos esta necessidade: transferir músicas ou vídeos diretamente do YouTube para o telemóvel, para visualização offline. Infelizmente, a app do YouTube só permite transferências com a subscrição YouTube Premium, que na minha opinião, não vale os 8,49€ mensais.

Devido a essa limitação por parte do YouTube, apps como o Vidmate e Snaptube continuarão a ter bastante procura. A questão é essas apps podem conter software malicioso, como foi o exemplo dado. Além disso, mesmo as apps "inocentes" contém uma quantidade excessiva de anúncios e nem sempre funcionam como é suposto.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.