Instagram vai banir imagens relacionadas com suicídio e automutilação

Bruno Coelho
Comentar

O Instagram continua a trabalhar para manter os utilizadores a salvo de conteúdo que pode afetar aqueles que são mais vulneráveis. Num comunicado oficial, Adam Mosseri, líder do Instagram, garantiu que a plataforma vai dar mais atenção a conteúdo relacionado com suicídio e automutilação.

“Suicídio e automutilação são tópicos difíceis e complexos”, começa por dizer Adam Mosseri em comunicado. É nesse sentido que a rede social expandiu os banimentos deste tipo de conteúdo.

“No mês passado, expandimos ainda mais as nossas políticas de forma a proibir mais tipos de automutilação e conteúdo de suicídio. Não permitiremos mais representações fictícias de automutilação ou suicídio no Instagram, como desenhos, memes ou conteúdo de filmes e banda desenhada que usam imagens gráficas”, pode ler-se no comunicado.

Contas com este tipo de conteúdo serão removidas ou "não recomendadas"

“Também removeremos outras imagens que podem não mostrar automutilação ou suicídio, mas incluem materiais ou métodos associados”, rematou. De ressalvar que contas que tenham este tipo de conteúdo serão removidas ou não serão recomendadas na pesquisa ou no menu Explorar.

77% deste tipo de conteúdo é encontrado antes de ser reportado

Segundo os números partilhados, o Instagram removeu, ou reduziu a visibilidade de mais de 834 mil peças deste tipo de conteúdo. Além disso, o Instagram foi capaz de encontrar 77% deste conteúdo antes de este ser sequer reportado pelos utilizadores.

O Instagram afirma que o trabalho feito é positivo, mas que “nunca está terminado”. É bom vermos a determinação de uma plataforma em que o centro do seu conteúdo são as imagens, a limpar aquelas que realmente não interessam.

Comunicado do Instagram na íntegra

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.