buraco negro

Há quem diga que sabemos mais do Universo do que propriamente do nosso Oceano, contudo, não consigo concordar com tal. A maior parte da ideia que temos do Universo é baseada em teorias, só há pouco tempo vimos Plutão de forma clara e só bem há pouco tempo conseguimos um olhar direto na superfície de Marte.

Esta é a cena com o “Espaço”, tudo o que sabemos é baseado em cálculos e pequenos pontos no céu que se vão movendo com o tempo. O Buraco Negro é certamente um dos temas que a maior parte das pessoas sabe discutir. “Aí e tal é um buraco Negro que engole tudo”. Mas na realidade um buraco Negro pode ser totalmente diferente, isto porque nunca vimos nenhum.

   

Astrónomos prepara-se para tirar a primeira fotografia de um Buraco Negro usando um novo algoritmo. De uma forma simples tentam explicar que vão tirar uma fotografia a toda a sua trajetória para conseguir mais detalhe.

buraco negro 2

Yoav Schechner, professor de engenharia eletrónica, explica, “Imagina que queremos um vídeo em super resolução de uma jogada de baseball”, referiu, ” Se soubéssemos a trajetória da bola antes de ser lançada seria uma forma mais simples de focar todas as câmaras para os pontos onde a bola vai passar e adquirir toda a informação com maior detalhe”.

É basicamente isso que os astrónomos tencionam fazer, prever a trajetória do Buraco Negro mais próximo, que fica a 25 mil anos luz no Centro da Via Láctea, e tirar fotografias para entender melhor a sua fisionomia.

Vê ainda: Viaja do Sol a Jupiter à velocidade da luz (vídeo)

Só há bem pouco tempo soubemos de uma forma concreta que buracos negros existem devido à prova cientifica que ondas gravitacionais também existem, considerado um dos maiores avanços na exploração espacial. Astrónomos comparam este feito ao grau de dificuldade de tirar uma fotografia de uma uva (sim o fruto) na superfície da lua mas com um rádio-telescópio (bem complicado)

Serão os buracos negros mesmo negros? A questão fica no ar.

Talvez queiras ver:

ViaIFLscience
FonteMIT

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho.
Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.