As mais populares da semana: Huawei e Sailfish OS, Tesla e o Autopilot, Xiaomi Mi A3 e mais

Vitor Urbano
Comentar

Chegámos ao final de mais uma semana, e como de costume, foram muitas as revelações, rumores, leaks e polémicas durante esta semana.

A Huawei continuou em grande destaque com a continuação das polémicas que envolvem a sua integração na 'lista negra' dos Estados Unidos. A Xiaomi por sua vez, surpreende com a criação de uma nova família de smartphones e encerramento de populares linhagens,

Algo estaria errado se não voltássemos a ter polémicas que envolvam o AutoPilot da Tesla e os seus condutores que teimam em assumir que os carros são verdadeiros robots automáticos.

1. Xiaomi Mi A3 começa a dar nas vistas, enquanto é apresentada nova 'família' e são acusados de plágio!

Esta foi mais uma semana muito agitada para a Xiaomi, pelo menos no que respeita a polémicas e leaks. A fabricante anunciou a chegada de uma nova linha de smartphones que promete inovar no segmento de design. Por outro lado, foi também revelado que três das suas muitas linhas de smartphones irão deixar de existir, reduzindo finalmente o número de 'famílias' ativas no seu portefólio.

Depois de muita especulação sobre a possível chegada do Xiaomi Mi A3, foi também durante esta semana que começaram a surgir as primeiras leaks sobre o desejado smartphone Android One. Em primeiro lugar, surgiram as primeiras especificações e renders através da certificação na TENAA e depois até um vídeo onde podemos ver a gravação de um anúncio publicitário.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Para terminar a ronda da Xiaomi esta semana, viu-se envolvida numa grande polémica depois de ser acusada de plágio na promoção de produtos em Espanha. Não demorou muito até que o responsável pela campanha fosse despedido e a fabricante emitisse um comunicado oficial onde pediu desculpas ao artista, Peter Tarka.

2. Já podes ter a Carta de Condução e Cartão de Cidadão no teu smartphone!

O nosso smartphone é cada vez mais, uma ferramenta indispensável no nosso dia a dia. Apesar das grandes polémicas sobre ataques de hackers e falhas de segurança, continuamos a guardar cada vez mais dados pessoais nos pequenos gadgets.

A facilidade de acesso e mobilidade tornam os smartphones na ferramenta perfeita. A possibilidade de colocar de forma legal a tua Carta de Condução e Cartão de Cidadão no smartphone é extremamente útil. Aprende como o fazer!

Tesla Autopilot dormir

3. Tesla e o seu Autopilot continuam a causar controvérsia

Os carros da Tesla tornaram-se mundialmente conhecidos não só graças às suas incríveis capacidades e design, mas também pelos inúmeros casos insólitos que continuam a surgir todas as semanas.

Uma vez mais, foi noticiado um caso em que um condutor seguia numa fila de trânsito... a dormir! Simplesmente ativou o piloto automático do seu Tesla, e prosseguiu confortavelmente a dormir enquanto o carro seguia caminho de forma automática.

Com a grande recorrência destes casos, foi realizado um estudo que confirmou sem qualquer dúvida que, o sistema "Autopilot" da Tesla acaba mesmo por confundir os condutores.

4. Carregamento rápido em smartphones bate novo recorde!

Ainda que as baterias dos nossos smartphones não apresentem o nível de autonomia ideal, as tecnologias de carregamento rápido têm apresentado um crescimento incrível.

Esta semana, a Vivo voltou a surpreender ao revelar uma nova tecnologia de carregamento rápido a 120W. Este nível de carregamento permite terminar um ciclo completo duma bateria de 4000mAh em apenas 13 minutos.

Talvez ainda mais importante para a maioria dos utilizadores, em apenas 5 minutos, esta nova tencologia consegue alcançar 50% da capacidade da bateria!

Huawei Sailfish OS

5. Huawei e Sailfish OS podem estar destinados a um fracasso épico

Tudo indica que a Huawei poderá recorrer ao popular Sailfish OS como alternativa ao clássico Android da Google para os vários mercados internacionais.

No entanto, essa poderá ser uma solução muito menos positiva do que se poderia pensar. Existem diversos factores que poderão tornar esta estratégia num verdadeiro fracasso, afetando gravemente o potencial sucesso da fabricante chinesa.

Comentar
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.