Apps de 'stalking' aumentam presença na Google Play Store em 373%

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky (famosa pelo anti-vírus do mesmo nome), a presença de apps com "stalkware" na Play Store aumentaram bastante em 2019. Assim sendo, verificou-se um aumento massivo de 373% em relação a 2018.

Stalkware é software utilizado para espiar dados privados de utilizadores. Uma app de stalking irá permitir aos criminosos acesso a mensagens, informação de chamadas, e-mails, redes sociais e localizações de GPS das vítimas.

Os países com mais casos de 'stalking apps'

Segundo a Karspersky, os países com mais ocorrências de stalkware em Android são a Rússia, Índia, Brasil e Estados Unidos. Não é de admirar que 4 dos países com maior população a nível mundial sejam os mais afetados. Nos Estados Unidos e Índia, os esquemas criminosos envolvendo telemóveis e tecnologia são bastante comuns, como o famoso esquema de call center de apoio informático.

A maioria das apps são comercializadas para consumidor médio

Por incrível que pareça, a maioria das apps de stalkerware não estão escondidas do público. Um exemplo disso é o TheTruthSpy, uma app que serve para espiar o parceiro, caso haja desconfianças de traição. Assim que instalada no telemóvel da vítima, a app consegue registar todo o tipo de atividades.

Informações como registos de localização, gestão de chamadas, monitorização de navegação na internet e até mesmo conversas do WhatsApp, Messenger, Snapchat e outras apps de comunicação. Tudo isto à mercê da pessoa mal intencionada, seja alguém próximo um criminoso do outro lado do mundo.

Em julho, a Google removeu cerca de 8 apps cujo intuito era controlar empregados, parceiros ou crianças. Todas elas foram classificadas como stalkware e completamente removidas da Google Play Store.

O que fazer se o meu telemóvel tiver stalkware?

Antes de mais, caso tenhas suspeitas que o teu telemóvel está ser monitorizado, tenta lembrar-te se alguém mexeu no teu telemóvel recentemente. Pode até ter sido um amigo ou uma mera brincadeira mas as consequências são reais.

De seguida, instala o Karspersky ou Malwarebytes para Android. Estes são dos programas de segurança mais fiáveis tanto a nível mobile como para computadores. Corre a verificação de segurança que irá acusar malware, caso o tenhas.

Malwarebytes na Google Play Store

Karspersky na Google Play Store

Por último, se mais nada resultar e continuares com suspeitas, repõe os dados de fábrica do teu telemóvel. Apenas certifica-te que salvaguardas os teus dados antes de o fazeres.

Editores 4gnews recomendam:

  • PlayStation 4 lança Remote Play para todas as plataformas: conhece os detalhes
  • Rick and Morty: trailer revela data de lançamento da 4ª temporada
  • Vídeo do polícia a parar um Tesla sem condutor era falso e encenado! (confirma o próprio polícia)
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.